O Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Gaeco e do Geac, deflagrou nesta terça-feira, 19 de agosto, a 6ª fase da Operação Mensageiro. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 10 municípios, sendo quatro na Amurel: Imbituba, Laguna, Braço do Norte e Imaruí.
Beto Kuerten Marcelino (PSD), ex-prefeito de Braço do Norte, foi um dos alvos. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sua residência. A informação foi confirmada pelo Infosul e a assessoria de imprensa do político destacou que ele deve se manifestar através de nota, mas isso ainda não aconteceu (15h30).
Deflagrada em 2022, a Operação Mensageiro tem como objetivo elucidar um grandioso esquema de corrupção em Santa Catarina, envolvendo fraudes em licitações e lavagem de dinheiro em contratos relacionados à coleta de resíduos sólidos.
Segundo o MPSC, esta fase busca aprofundar a coleta de provas sobre a atuação de agentes públicos e particulares na organização criminosa. Três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas foram cumpridos.
Há aproximadamente 45 dias os processos alusivos à investigação retornaram ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. Antes, eles estavam em comarcas regionais. Agora, sob sigilo, os autos são apreciados pela Vara de Organizações Criminosas. A informação foi confirmada pelo Infosul.