Em jogo movimentado, o Hercílio Luz venceu o Criciúma por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, dia 29, no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Catarinense 2023. André e Anderson Ligeiro marcaram para o time colorado e Fabinho deixou sua marca pela equipe carvoeira.
Apesar do resultado negativo, o Criciúma avançou para a grande final pela vantagem no placar agregado (3 a 2), pois havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, em casa, com gols de Éder e Fellipe Mateus.
De volta a uma final de Catarinense após 10 anos de espera, o time do técnico Cláudio Tencati vai encarar o Brusque em jogos de ida e volta. O primeiro jogo, no Heriberto Hülse, em Criciúma, acontece no dia 1° de abril. A decisão, no Augusto Bauer, acontece na semana seguinte.
Já o Hercílio encerra a sua participação com uma grande campanha e diversos motivos para comemorar. O time de Tubarão liderou a primeira fase, terminou com a terceira colocação geral, a vaga na Série D de 2024 e o maior público do futebol tubaronense, estabelecido na partida de hoje (4.680 torcedores).
De quebra, a equipe do técnico Raul Cabral também emplacou a melhor participação do Intrépido no Catarinense desde a volta ao futebol profissional, em 2008, e uma das melhores de toda a história do clube.
A campanha em números:
– 15 jogos
– 8 vitórias
– 5 empates
– 2 derrotas
– 12 gols marcados
– 6 gols sofridos

O time do técnico Raul Cabral também finaliza a segunda edição consecutiva do Campeonato Catarinense sem derrotas no Aníbal Costa. No retrospecto geral, já são 21 jogos sem derrotas ao lado do seu torcedor — 14 vitórias e sete empates. Em 2023, o time tubaronense sofreu apenas um gol em oito jogos (5V e 3E).
Após a eliminação no Estadual, as atenções do Hercílio concentram na Série D do Brasileiro. Na estreia, o representante da Cidade Azul visita o Aimoré, no Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), nos dias 6 ou 7 de maio Em casa, o primeiro compromisso será diante do Novo Hamburgo, no dia 13 ou 14.
Grupo A8 da Série D do Brasileirão 2023:
– Aimoré
– Brasil de Pelotas
– Camboriú
– Caxias
– Concórdia
– Hercílio Luz
– Novo Hamburgo
– São Joseense

O JOGO
Precisando vencer por três gols de diferença para avançar, o técnico Raul Cabral mandou a campo uma equipe mais ofensiva, com Leozinho e Giovani entre os titulares nas vagas de Renan Bressan e Raynan.
Logo aos seis minutos, o Hercílio encheu o coração do seu torcedor de esperança. Após jogada pela esquerda, Anderson Ligeiro cruzou na área, Leozinho disputou a bola com a defesa do Criciúma e a bola sobrou para André. O camisa 10 chutou forte e estufou as redes do goleiro Gustavo. HER 1×0 CRI

A equipe tubaronense teve o controle durante toda a primeira etapa. As principais chances após o gol foram criadas por Leozinho. Habilidoso, o camisa 7 teve duas oportunidades de abrir o placar. Na primeira, o atacante fez excelente jogada pela esquerda, puxou para o meio e chutou de canhota. O goleiro do Tigre precisou se esticar para evitar o gol. Na segunda, ele recebeu cruzamento e finalizou para mais uma defesa do camisa 1 adversário.

O jogo manteve o ritmo na etapa final, com o Leão do Sul dominando as ações. Aos oito minutos, Leozinho pegou o rebote do chute de Cleiton e foi derrubado por Rayan. A arbitragem marcou pênalti.
Anderson Ligeiro foi para a cobrança e acertou o canto direito baixo de Gustavo para marcar o quarto gol dele na temporada e ampliar o placar para o Hercílio. HER 2×0 CRI
A partir do segundo gol, o duelo ganhou tons de dramaticidade. O Leão do Sul tinha o resultado que precisava para levar a disputa pela vaga na final para os pênaltis, enquanto o Criciúma via a vantagem cair por terra.
As duas equipes buscaram o terceiro gol na partida. Aos 28, Marcelo Hermes chutou de fora da área e obrigou Fernando Castro a fazer grande defesa. No escanteio, o próprio Hermes foi para a cobrança. O camisa 16 cruzou e após desvio no primeiro pau, Fabinho surgiu por trás da marcação para descontar. HER 2×1 CRI

O Hercílio foi para o tudo ou nada nos minutos finais. O artilheiro da base, Ítalo Magnata, e o zagueiro Willian Rocha, atuando como centroavante, entraram para tentar o terceiro gol. Apesar das tentativas, o Hercílio não teve êxito e acabou eliminado mesmo com a vitória por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA – HERCÍLIO 2×1 Criciúma
Campeonato Catarinense 2023 – semifinal (volta) – agg: 2×3
Estádio: Aníbal Torres Costa (Tubarão-SC)
Data e hora: 29/03/2023 (quarta-feira) – 21h
Árbitro: William Machado Steffen
Assistentes: Éder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Público (renda): 4.680 pessoas (R$ 123.945,00)
Cartões amarelos: Hélder (CRI), Walisson Maia (CRI), Arilson (CRI), Rafael Lima (HER), Wallace (HER) e Kaike (HER)
Cartões vermelhos: não houve
GOLS: André (HER) 6’/1T, Anderson Ligeiro (HER) 11’/2T e Fabinho (CRI) 29’/2T
CRICIÚMA: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Rayan (Wallison Maia) e Hélder; Rômulo (Marcinho), Chrystopher (Léo Costa), Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Lohan (Thiago Mina) e Fabinho (João Carlos). Técnico: Cláudio Tencatti
HERCÍLIO LUZ: Fernando Castro, Cleiton, Wallace, Rafael Lima e Kaike; Igor Silva (Davi Lopes), Jonathan Cabeça (Ítalo Magnata) e André (Renan Bressan); Leozinho (Raynan), Giovani (Willian Rocha) e Anderson Ligeiro. Técnico: Raul Cabral