Domingo, 28 de Abril de 2024
JORNALISMO COM
RESPONSABILIDADE
Layer 2
This is an empty menu. Please make sure your menu has items.

Guia do Infosul: tudo que você precisa saber sobre a Copa Santa Catarina

Dez equipes e um sonho: a vaga na milionária Copa do Brasil da próxima temporada
Caio Maximiano

28 de agosto de 2023

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Copa Santa Catarina 2023 vai começar. Em sua 22ª edição, a competição reúne 10 das 12 equipes que estarão no Catarinense 2024. As exceções são Criciúma e Brusque, que já conquistaram vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Os times vão se enfrentar em turno único na primeira fase, avançando os quatro melhores colocados para a semifinal. As fases finais serão disputadas em duas partidas. O campeão garante a vaga na Copa do Brasil e na Recopa Catarinense de 2024.

Avaí, Chapecoense e Figueirense entram na competição após não conquistarem a vaga na Copa do Brasil via Estadual. Barra, Concórdia e Hercílio Luz buscam complementar o calendário nacional da próxima temporada, visto que o trio tem vaga assegurada na Série D do Campeonato Brasileiro. As outras quatro equipes buscam a classificação para a disputa de uma segunda competição no primeiro semestre.

As 10 equipes também visam o aspecto financeiro. O time classificado para a Copa do Brasil já recebe R$ 750 mil pela participação na primeira fase. Avançando de fase, embolsa mais R$ 900 mil.

Confira como chegam os times para a competição estadual:

#GUIA da Copa Santa Catarina 2023

  • Avaí — campeão em 1995
Na briga contra o rebaixamento na Série B, Avaí terá que conciliar disputa da Copa Santa Catarina. Foto: Frederico Tadeu/Avaí FC

O Avaí luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube inscreveu 40 atletas na Copa SC, incluindo os atletas do elenco principal, mas deve iniciar a disputa com os atletas do profissional que tem sido pouco aproveitados e os da equipe sub-20, atuais vice-campeões do Estadual.

  • Barra — participação inédita
Com jovens atletas no elenco, o Barra terá o alemão Adem Karaca no comando técnico da equipe. Foto: Lara Vantzen/Brusque FC

O Pescador vai utilizar a competição como laboratório para o Campeonato Catarinense. O elenco é formado predominantemente por jogadores da base. O time de Balneário Camboriú será comandado pelo alemão Adem Karaca, técnico da equipe sub-20 e que tem passagem pelo Hoffenheim e outros clubes alemães.

  • Chapecoense — campeão em 2006; vice-campeão em 1996
Assim como o Avaí, a Chapecoense terá que conciliar a Copa SC com o segundo turno da Série B. Foto: Tiago Meneghini/ACF

A exemplo do Avaí, a Chapecoense também briga para permanecer na Série B do Brasileiro. Neste início de Copinha, o Verdão do Oeste deve dar oportunidade aos atletas que tem sido pouco aproveitados na competição nacional, além de atletas da base.

  • Concórdia — vice-campeão em 2020
Lucas Isotton, ex-auxiliar de Itamar Schulle, será o comandante do Concórdia na Copa Santa Catarina. Foto: Pablo Nunes/CAC

Após a saída de Itamar Schulle, o Concórdia anunciou o auxiliar Lucas Isotton como técnico da equipe profissional. Assim como o Barra, o Galo do Oeste também vai utilizar a competição como laboratório.

Atletas que fizeram parte do elenco na Série D, como Sidão, Claudinei, Ruy e Vini Peixoto, entre outros, se despediram do clube, mas uma base do time foi mantida. O elenco será completado por reforços pontuais, como o meia Wendel, ex-Grêmio Prudente, e o atacante João Felipe, ex-Inter de Limeira, além de atletas das categorias de base.

  • Figueirense — campeão em 1990, 1996 e 2021; vice-campeão em 1991 e 1993
Eliminado da Série C do Brasileiro, o Figueirense foca na disputa da Copa Santa Catarina. Foto: Patrick Floriani/Figueirense

Depois de escapar do rebaixamento na última rodada da Série C, o Figueirense concentra suas atenções na competição estadual. Paulo Baier está mantido no cargo de treinador.

O elenco alvinegro deve passar por pequenas mudanças. Alguns jogadores já deixaram o clube, como o meia-atacante Gustavo França, negociado com o Guarani, e o lateral Raí Lopes, que solicitou o seu desligamento.

Reforços também devem chegar ao Orlando Scarpelli. Um deles é o goleiro Rafael Mariano, ex-Concórdia, de 32 anos, que já foi anunciado oficialmente pelo alvinegro da capital.

  • Hercílio Luz — vice-campeão em 2018 e 2022
Clayton é a única contratação do Leão do Sul para a disputa da Copa Santa Catarina. Foto: William Lampert/HLFC

Após a eliminação na segunda fase da Série D para a Ferroviária, o Leão do Sul dispensou 10 jogadores, mas manteve a base do time titular, com exceção do meia Felipe Menezes, que deixou o clube.

Em questão de reforços, o Hercílio contratou apenas um visando a competição estadual. Velho conhecido do técnico Raul Cabral, o atacante Clayton, de 27 anos, que estava no Londrina, foi o único atleta a desembarcar no Aníbal Costa. O jogador teve passagens por clubes como Atlético-MG, Corinthians e Vasco e pela Seleção Brasileira da base.

Vitinho, que retornou de empréstimo do Avaí, e já participou dos jogos contra a Ferroviária, também será peça importante na Copinha. O time de Tubarão também se reforçou com jogadores que retornaram de empréstimo de outros clubes, como o lateral Gusso e o meia Matheus Campos, que estavam no Guarani de Palhoça, e o atacante Wellington, que estava no Brasil de Pelotas.

O Hercílio é o atual vice-campeão e busca o título inédito.

  • Inter de Lages — vice-campeão em 1992
Inter de Lages chega para a Copinha após conquistar o vice-campeonato da Série B do Estadual. Foto: Daniel Wolff/EC Internacional

Vice-campeão da Série B do Catarinense, o Inter de Lages mantém a base do elenco para a disputa da Copinha e deve contar com alguns reforços pontuais para o segundo semestre. O técnico Evandro Guimarães permanece no comando após a grande campanha realizada na segundona catarinense.

O centroavante Igor Bahia, com quatro gols, terminou a competição como artilheiro ao lado de Medina, do Nação.

A FCF estabeleceu um prazo de duas semanas para que o Inter consiga realizar a troca do gramado para mandar os seus jogos no Tio Vida. A mudança no piso é uma das exigências da federação para o time serrano.

  • Joinville — campeão em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2020; vice-campeão em 1995, 2007, 2008 e 2010
Reformulado, o Joinville terá mescla de atletas jovens e experientes sob o comando do técnico Fabinho Santos. Foto: Gustavo Mejía/JEC

O Jonville passou por uma grande reformulação após sequer classificar para o mata-mata do Estadual e, consequentemente, ficar de fora da Série D do ano que vem. O técnico Fabinho Santos retornou e será o treinador na disputa da Copinha.

O elenco do JEC formado por uma mescla de atletas experientes e jovens. Entre os reforços, o lateral Léo Campos, ex-Camboriú, o volante Ramon César, ex-Aimoré e os atacantes Guilherme Cachoeira e Andriw, com passagens por Vasco e Bahia, respectivamente.

  • Marcílio Dias — campeão em 2007 e 2022 (atual campeão); vice-campeão em 2012 e 2019
Campeão pelo Tubarão em 2017, Waguinho Dias retornou ao Marcílio Dias para a Copa Santa Catarina. Foto: Vica Bueno/CNMD

Assim como o Joinville, o Marcílio também se reformulou após a não classificação para o mata-mata do Estadual. O Marinheiro de Itajaí aposta no técnico Waguinho Dias, campeão da Copinha pelo Tubarão em 2017, para comandar o elenco marcilista na tentativa do bicampeonato consecutivo da competição.

Entre os reforços contratados pelo diretor de futebol Fernando Gil, outra novidade para o segundo semestre, aparecem nomes como os dos goleiros Gabriel Bubniack e Victor Golas, dos zagueiros Luan e Gustavo Brandão, do meia Juninho Tardelli e o atacante Gustavo Poffo.

  • Nação 
Nação Esportes, de Joinville, é o atual campeão da Série B do Campeonato Catarinense. Foto: Divulgação/FCF

Fundado em 2019, o Nação participa da Copa SC pela primeira vez. O time de Joinville se apresenta com moral após ter conquistado o título inédito da Série B do Campeonato Catarinense.

O meia Medina, artilheiro com quatro gols ao lado de Igor Bahia (Inter de Lages) e o atacante Tony Love, com três gols, foram os principais destaques da equipe na disputa da segundona catarinense.

O técnico campeão, Rodrigo Cascca, permanece à frente do time.

Primeira rodada

A abertura da Copa Santa Catarina 2023 ocorre nesta quarta-feira, dia 30, às 20h, com o duelo entre Joinville e Figueirense, na Arena Joinville. Os outros jogos da rodada acontecem no final de semana. Confira:

30/08 (quarta-feira)

Joinville x Figueirense – 20h – Arena Joinville

02/09 (sábado)

Hercílio Luz x Inter de Lages – 15h – Aníbal Costa
Chapecoense x Marcílio Dias – 15h – Arena Condá

03/09 (domingo)

Barra x Nação – 15h – Dr. Hercílio Luz
Avaí x Concórdia – 17h – Ressacada

Clique aqui para conferir a tabela completa de jogos da Copa SC.

Naming rights

Patrocinada pela Magic Bet, a Copa Santa Catarina será chamada de Copa Magicbet SC 2023.

Transmissão ao vivo

Todos os jogos da competição serão transmitidos ao vivo pela MB TV, no Youtube.

Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook

Notícias Relacionadas

Colunistas

Luiz Henrique
Luiz Henrique
Astrologia
Marcele Bressane
Marcela Bressane
Psicologia
Caio
Caio Maximiano
Esporte
Luciellen Lima
Luciellen Lima
Inclusão

Guia do Infosul: tudo que você precisa saber sobre a Copa Santa Catarina

Dez equipes e um sonho: a vaga na milionária Copa do Brasil da próxima temporada
Caio Maximiano

28 de agosto de 2023

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Copa Santa Catarina 2023 vai começar. Em sua 22ª edição, a competição reúne 10 das 12 equipes que estarão no Catarinense 2024. As exceções são Criciúma e Brusque, que já conquistaram vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Os times vão se enfrentar em turno único na primeira fase, avançando os quatro melhores colocados para a semifinal. As fases finais serão disputadas em duas partidas. O campeão garante a vaga na Copa do Brasil e na Recopa Catarinense de 2024.

Avaí, Chapecoense e Figueirense entram na competição após não conquistarem a vaga na Copa do Brasil via Estadual. Barra, Concórdia e Hercílio Luz buscam complementar o calendário nacional da próxima temporada, visto que o trio tem vaga assegurada na Série D do Campeonato Brasileiro. As outras quatro equipes buscam a classificação para a disputa de uma segunda competição no primeiro semestre.

As 10 equipes também visam o aspecto financeiro. O time classificado para a Copa do Brasil já recebe R$ 750 mil pela participação na primeira fase. Avançando de fase, embolsa mais R$ 900 mil.

Confira como chegam os times para a competição estadual:

#GUIA da Copa Santa Catarina 2023

  • Avaí — campeão em 1995
Na briga contra o rebaixamento na Série B, Avaí terá que conciliar disputa da Copa Santa Catarina. Foto: Frederico Tadeu/Avaí FC

O Avaí luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube inscreveu 40 atletas na Copa SC, incluindo os atletas do elenco principal, mas deve iniciar a disputa com os atletas do profissional que tem sido pouco aproveitados e os da equipe sub-20, atuais vice-campeões do Estadual.

  • Barra — participação inédita
Com jovens atletas no elenco, o Barra terá o alemão Adem Karaca no comando técnico da equipe. Foto: Lara Vantzen/Brusque FC

O Pescador vai utilizar a competição como laboratório para o Campeonato Catarinense. O elenco é formado predominantemente por jogadores da base. O time de Balneário Camboriú será comandado pelo alemão Adem Karaca, técnico da equipe sub-20 e que tem passagem pelo Hoffenheim e outros clubes alemães.

  • Chapecoense — campeão em 2006; vice-campeão em 1996
Assim como o Avaí, a Chapecoense terá que conciliar a Copa SC com o segundo turno da Série B. Foto: Tiago Meneghini/ACF

A exemplo do Avaí, a Chapecoense também briga para permanecer na Série B do Brasileiro. Neste início de Copinha, o Verdão do Oeste deve dar oportunidade aos atletas que tem sido pouco aproveitados na competição nacional, além de atletas da base.

  • Concórdia — vice-campeão em 2020
Lucas Isotton, ex-auxiliar de Itamar Schulle, será o comandante do Concórdia na Copa Santa Catarina. Foto: Pablo Nunes/CAC

Após a saída de Itamar Schulle, o Concórdia anunciou o auxiliar Lucas Isotton como técnico da equipe profissional. Assim como o Barra, o Galo do Oeste também vai utilizar a competição como laboratório.

Atletas que fizeram parte do elenco na Série D, como Sidão, Claudinei, Ruy e Vini Peixoto, entre outros, se despediram do clube, mas uma base do time foi mantida. O elenco será completado por reforços pontuais, como o meia Wendel, ex-Grêmio Prudente, e o atacante João Felipe, ex-Inter de Limeira, além de atletas das categorias de base.

  • Figueirense — campeão em 1990, 1996 e 2021; vice-campeão em 1991 e 1993
Eliminado da Série C do Brasileiro, o Figueirense foca na disputa da Copa Santa Catarina. Foto: Patrick Floriani/Figueirense

Depois de escapar do rebaixamento na última rodada da Série C, o Figueirense concentra suas atenções na competição estadual. Paulo Baier está mantido no cargo de treinador.

O elenco alvinegro deve passar por pequenas mudanças. Alguns jogadores já deixaram o clube, como o meia-atacante Gustavo França, negociado com o Guarani, e o lateral Raí Lopes, que solicitou o seu desligamento.

Reforços também devem chegar ao Orlando Scarpelli. Um deles é o goleiro Rafael Mariano, ex-Concórdia, de 32 anos, que já foi anunciado oficialmente pelo alvinegro da capital.

  • Hercílio Luz — vice-campeão em 2018 e 2022
Clayton é a única contratação do Leão do Sul para a disputa da Copa Santa Catarina. Foto: William Lampert/HLFC

Após a eliminação na segunda fase da Série D para a Ferroviária, o Leão do Sul dispensou 10 jogadores, mas manteve a base do time titular, com exceção do meia Felipe Menezes, que deixou o clube.

Em questão de reforços, o Hercílio contratou apenas um visando a competição estadual. Velho conhecido do técnico Raul Cabral, o atacante Clayton, de 27 anos, que estava no Londrina, foi o único atleta a desembarcar no Aníbal Costa. O jogador teve passagens por clubes como Atlético-MG, Corinthians e Vasco e pela Seleção Brasileira da base.

Vitinho, que retornou de empréstimo do Avaí, e já participou dos jogos contra a Ferroviária, também será peça importante na Copinha. O time de Tubarão também se reforçou com jogadores que retornaram de empréstimo de outros clubes, como o lateral Gusso e o meia Matheus Campos, que estavam no Guarani de Palhoça, e o atacante Wellington, que estava no Brasil de Pelotas.

O Hercílio é o atual vice-campeão e busca o título inédito.

  • Inter de Lages — vice-campeão em 1992
Inter de Lages chega para a Copinha após conquistar o vice-campeonato da Série B do Estadual. Foto: Daniel Wolff/EC Internacional

Vice-campeão da Série B do Catarinense, o Inter de Lages mantém a base do elenco para a disputa da Copinha e deve contar com alguns reforços pontuais para o segundo semestre. O técnico Evandro Guimarães permanece no comando após a grande campanha realizada na segundona catarinense.

O centroavante Igor Bahia, com quatro gols, terminou a competição como artilheiro ao lado de Medina, do Nação.

A FCF estabeleceu um prazo de duas semanas para que o Inter consiga realizar a troca do gramado para mandar os seus jogos no Tio Vida. A mudança no piso é uma das exigências da federação para o time serrano.

  • Joinville — campeão em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2020; vice-campeão em 1995, 2007, 2008 e 2010
Reformulado, o Joinville terá mescla de atletas jovens e experientes sob o comando do técnico Fabinho Santos. Foto: Gustavo Mejía/JEC

O Jonville passou por uma grande reformulação após sequer classificar para o mata-mata do Estadual e, consequentemente, ficar de fora da Série D do ano que vem. O técnico Fabinho Santos retornou e será o treinador na disputa da Copinha.

O elenco do JEC formado por uma mescla de atletas experientes e jovens. Entre os reforços, o lateral Léo Campos, ex-Camboriú, o volante Ramon César, ex-Aimoré e os atacantes Guilherme Cachoeira e Andriw, com passagens por Vasco e Bahia, respectivamente.

  • Marcílio Dias — campeão em 2007 e 2022 (atual campeão); vice-campeão em 2012 e 2019
Campeão pelo Tubarão em 2017, Waguinho Dias retornou ao Marcílio Dias para a Copa Santa Catarina. Foto: Vica Bueno/CNMD

Assim como o Joinville, o Marcílio também se reformulou após a não classificação para o mata-mata do Estadual. O Marinheiro de Itajaí aposta no técnico Waguinho Dias, campeão da Copinha pelo Tubarão em 2017, para comandar o elenco marcilista na tentativa do bicampeonato consecutivo da competição.

Entre os reforços contratados pelo diretor de futebol Fernando Gil, outra novidade para o segundo semestre, aparecem nomes como os dos goleiros Gabriel Bubniack e Victor Golas, dos zagueiros Luan e Gustavo Brandão, do meia Juninho Tardelli e o atacante Gustavo Poffo.

  • Nação 
Nação Esportes, de Joinville, é o atual campeão da Série B do Campeonato Catarinense. Foto: Divulgação/FCF

Fundado em 2019, o Nação participa da Copa SC pela primeira vez. O time de Joinville se apresenta com moral após ter conquistado o título inédito da Série B do Campeonato Catarinense.

O meia Medina, artilheiro com quatro gols ao lado de Igor Bahia (Inter de Lages) e o atacante Tony Love, com três gols, foram os principais destaques da equipe na disputa da segundona catarinense.

O técnico campeão, Rodrigo Cascca, permanece à frente do time.

Primeira rodada

A abertura da Copa Santa Catarina 2023 ocorre nesta quarta-feira, dia 30, às 20h, com o duelo entre Joinville e Figueirense, na Arena Joinville. Os outros jogos da rodada acontecem no final de semana. Confira:

30/08 (quarta-feira)

Joinville x Figueirense – 20h – Arena Joinville

02/09 (sábado)

Hercílio Luz x Inter de Lages – 15h – Aníbal Costa
Chapecoense x Marcílio Dias – 15h – Arena Condá

03/09 (domingo)

Barra x Nação – 15h – Dr. Hercílio Luz
Avaí x Concórdia – 17h – Ressacada

Clique aqui para conferir a tabela completa de jogos da Copa SC.

Naming rights

Patrocinada pela Magic Bet, a Copa Santa Catarina será chamada de Copa Magicbet SC 2023.

Transmissão ao vivo

Todos os jogos da competição serão transmitidos ao vivo pela MB TV, no Youtube.

Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook