FTC realiza reforma de vagões históricos e áreas administrativas do Museu Ferroviário

Foto: divulgação | FTC

A Ferrovia Tereza Cristina (FTC) concluiu os serviços de reparo geral de dois vagões de passageiros em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão (MFT). Os equipamentos, identificados como vagão 07 e vagão 08 pertencem ao Museu e serão utilizados para o transporte de passageiros do trem turístico.

A iniciativa da FTC tem como objetivo preservar a memória ferroviária, incentivar o transporte turístico por meio deste modal e possibilitar que as pessoas conheçam as belezas ao longo da linha férrea. “Os equipamentos ferroviários são muito distintos e provocam curiosidade no público em geral e, por meio do trem turístico, as pessoas podem viver essa experiência. Cuidar desses equipamentos e colaborar com o Museu Ferroviário é um dos propósitos da FTC relacionado a preservação histórica ferroviária”, conta o diretor-presidente da empresa, Benony Schmitz Filho.

O vagão 07 pertenceu, historicamente, à ferrovia Novo Oeste, de Bauru/SP. Foi fabricado no ano de 1952. Possui estrutura metálica e revestimento em madeira. Entre os trabalhos realizados esteve uma reforma estrutural e de toda a estofaria, além da adaptação de um bar próprio, o que contou com a redução de assentos de 48 para 40 passageiros. Já o vagão 08, de mesmo ano, com estrutura e revestimento em metal, atuou na viação do Rio Grande do Sul. Recebeu novas pinturas externa e interna, recuperação dos sanitários e dos estofados e entre outros serviços.

“Esse trabalho visa qualificar o passeio turístico, além de manter a vida útil dos equipamentos ferroviários e a sua plena utilização, fortalecendo a história e a cultura, reforçando o compromisso com a segurança dos passageiros e dos trabalhadores”, compartilha a museóloga do MFT, Silvana Silva de Souza.

O Museu Ferroviário de Tubarão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos finais de semana, só abre em dias de viagem. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3632-3450.

Outros trabalhos de recuperação - As áreas administrativas do Museu Ferroviário estão instaladas em vagões históricos, fabricados entre as décadas de 40 e 50. A FTC já revitalizou os vagões escritório e loja de souvenirs e, atualmente, está recuperando um vagão onde será instalada a sala de reuniões.

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs