O Campeonato Catarinense 2024 vai começar. Dos 12 técnicos que estarão à frente das equipes, um quarto já conquistou o título da competição estadual em anos anteriores. Os demais profissionais, em sua maioria, fazem parte da nova geração de treinadores. Alguns, inclusive, vão experimentar o certame pela primeira vez.
Leia também:
– No BID: Hercílio Luz registra Eliel e Jean Martim, reforços ainda não anunciados
– Após lesões em 2023, trio é “reforço caseiro” do Hercílio Luz para o Catarinense
– Média de idade do Hercílio Luz para o Catarinense diminui em quase um ano em relação a 2023
– Conheça Eduardo, novidade no profissional do Hercílio Luz para o Campeonato Catarinense
– Hercílio Luz lança nova camisa titular para a temporada 2024
– Hercílio Luz tem retrospecto positivo em estreias desde 2008; veja os números
No seleto grupo de campeões, estão três dos cinco técnicos mais experientes da competição. A lista de vencedores conta com Waguinho Dias, de 60 anos, campeão pelo Brusque em 2022; Claudinei Oliveira, de 54 anos, campeão pelo Avaí em 2021 e Cláudio Tencati, atual campeão pelo Criciúma em 2023.
Entre os técnicos mais jovens e debutantes da competição, está o comandante do Hercílio Luz. Com 43 anos completados na última segunda-feira, dia 15, Felipe Moreira compõe o top-5 de treinadores mais novos.
Dirigindo um clube catarinense pela primeira vez na carreira, Moreira aparece na lista juntamente com Luizinho Lopes, do Brusque, de 42 anos, a dupla de técnicos da capital, João Burse (Figueirense) e Eduardo Barroca (Avaí), ambos de 41 anos, e o caçula da competição, Lucas Isotton, de 38 anos, técnico do Concórdia.
Confira o ranking:
– Waguinho Dias – Marcílio Dias (60 anos)
– Claudinei Oliveira – Chapecoense (54 anos)
– Fabinho Santos – Joinville (50 anos)
– Evandro Guimarães – Inter de Lages (50 anos)
– Cláudio Tencati – Criciúma (50 anos)
– Sandro Sargentim – Nação (46 anos)
– Eduardo Souza – Barra (44 anos)
– Felipe Moreira – Hercílio Luz (43 anos)
– Luizinho Lopes – Brusque (42 anos)
– Eduardo Barroca – Avaí (41 anos)
– João Burse – Figueirense (41 anos)
– Lucas Isotton – Concórdia (38 anos)
PERFIL DOS TREINADORES
Os mais experientes
Waguinho Dias é o mais experiente da competição. Aos 60 anos, o treinador do Marcílio Dias coloca em seu currículo a disputa de mais um Estadual na carreira. Ele já comandou Inter de Lages, Tubarão e foi campeão pelo Brusque na edição de 2022. Será a sua sexta participação – são 83 jogos no total.

Claudinei Oliveira também vai para o sexto estadual. Entre passagens por Avaí e Chapecoense, e um título pelo Leão da Ilha em 2021, ele soma 67 partidas em jogos do Campeonato Catarinense.

Treinador do Joinville desde a Copa SC do ano passado, Fabinho Santos vai para o seu terceiro estadual. Ele já dirigiu o JEC na competição nas temporadas 2017 e 2021. Evandro Guimarães, do Inter de Lages, terá a primeira oportunidade na elite do futebol de Santa Catarina.

“Mais novo entre os mais velhos”, Cláudio Tencati, defende o título da temporada passada. Em 2023, ele disputou a competição pela primeira vez na carreira e já ergueu o troféu. No currículo, Tencati também possui um título da segundona estadual e o da Recopa pelo próprio Criciúma.

Os mais jovens
Sete dos 12 técnicos do Campeonato Catarinense possuem menos de 50 anos.
Lucas Isotton, do Concórdia, é o mais jovem do Catarinense 2024. Em sua primeira experiência no comando da casamata, Isotton conquistou o segundo lugar na Copa Santa Catarina. Agora, terá a oportunidade de disputar o Estadual pela primeira vez.

Na capital, Eduardo Barroca vai para o segundo Estadual pelo Avaí. Alguns meses mais novo, João Burse, do Figueirense, vai dirigir uma equipe catarinense pela primeira vez.

Vice-campeão no ano passado, Luizinho Lopes vai para o segundo estadual no comando do Brusque. Em 2023, ele chegou até a decisão, mas acabou derrotado pelo Criciúma. Em SC, tem o título da Recopa no currículo.

Em comum entre Felipe Moreira e Eduardo Souza, técnicos do Hercílio Luz e do Barra, respectivamente, está o fato de terem comandado equipes da Série B no ano passado. O treinador colorado comandou a Ponte Preta, enquanto o treinador do Pescador esteve no comando de Londrina e Atlético-GO. Eles estreiam no Catarinense em 2024.

A exemplo de João Burse, Felipe Moreira e Eduardo Souza, o técnico do Nação, Sandro Sargentim, também vai disputar o Catarinense pela primeira vez. Ele chegou ao clube de Araquari, atual campeão da Série B, após quatro temporadas consecutivas no Resende, do Rio de Janeiro.

RODADA DE ESTREIA
Confira os jogos da primeira rodada do Catarinense 2024:
20/01 (sábado)
16h30 – Criciúma x Figueirense
18h30 – Joinville x Marcílio Dias
19h30 – Chapecoense x Hercílio Luz
21/01 (domingo)
16h – Inter de Lages x Concórdia
18h – Barra x Brusque
19h – Avaí x Nação