O Hercílio Luz tem um novo integrante na sua comissão técnica. Trata-se do preparador de goleiros André Croda, de 38 anos, que chegou ao Aníbal Costa após uma passagem de dois anos pelo Cruzeiro. O profissional já iniciou os trabalhos e fez parte da delegação no empate sem gols diante do Concórdia. Ele assinou contrato até o fim do Estadual.
André Croda é formado em Educação Física e trabalhou por mais de 10 anos no Avaí. Em 2018, na sua primeira experiência fora da Ressacada, acertou com a Chapecoense por indicação do técnico Claudinei Oliveira, com quem havia trabalhado por dois anos no Leão da Ilha.
Após a passagem pela Verdão do Oeste, Croda foi contratado pelo Cruzeiro em setembro de 2020 para integrar a comissão técnica de Ney Franco.
Na Toca da Raposa, o preparador de goleiros permaneceu por pouco mais de dois anos, participando da campanha do acesso e título da Série B do Brasileirão no ano passado. Após sua saída, em janeiro, o profissional foi elogiado por Rafael Cabral, titular do clube mineiro. “Hoje me despeço sem dúvidas do melhor treinador de goleiros com o qual já trabalhei”, escreveu Rafael em suas redes sociais.

No Leão do Sul, Croda substitui Danilo Carvalho, que estava no clube desde agosto de 2021. Danilo, que fez parte das boas campanhas no Estadual (2022) e na Copa Santa Catarina (2021 e 2022), deixou o clube antes do início do Estadual.
Desde a saída de Danilo, o trabalho com os arqueiros colorados vinha sendo realizado por Janilson Pereira e Leandro Leal, ambos das categorias de base.

E por falar em goleiros…
O sistema defensivo colorado é destaque no Campeonato Catarinense. Dono da melhor defesa com apenas dois gols sofridos (contra o Brusque), o Hercílio não foi vazado em sete dos oito jogos disputados. Já são cinco jogos consecutivos sem levar um gol sequer.
Durante a competição, o técnico Raul Cabral já utilizou três arqueiros. Com as lesões de Matheus (ligamento) e João Paulo (muscular), o garoto João Braga assumiu a camisa 1 e deu conta do recado nos jogos contra Barra e Concórdia.
Para a sequência da competição estadual, a diretoria colorada acertou com o goleiro Fernando Castro, de 25 anos, ex-Santos, Bahia e Arouca-POR.
