Entrevista: árbitro de Pescaria Brava apitará jogos do Catarinense 2022

Foto: Divulgação

Árbitro por acaso em busca de uma "renda extra", Franciel dos Santos Martins, natural de Pescaria Brava, é uma das novidades do Campeonato Catarinense deste ano. O jovem de 26 anos participou da pré-temporada da arbitragem em Blumenau na última semana e aguarda para fazer sua estreia na elite do futebol catarinense. Ele é filiado à Liga Tubaronense de Futebol (LTF) e faz parte do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desde 2019.

Em pouco tempo de carreira, já apitou jogos de futebol amador, de base e até profissional (Série B e C e Copa SC), mas nunca havia apitado jogos da elite do futebol catarinense. A chance de ouro foi lhe dada este ano e Franciel terá a oportunidade de apitar a Série A do Catarinense pela primeira vez na carreira.

Uma outra notícia recebida com surpresa por Franciel em 2022 é a de que ele está sendo indicado para o quadro de árbitros da CBF e poderá aparecer em jogos do futebol nacional em breve. Esses e outros assuntos, Franciel dos Santos Martins conta em entrevista exclusiva ao Portal Infosul. O árbitro bravense também fala sobre o início da carreira, suas inspirações e metas dentro da arbitragem.

Confira a entrevista exclusiva com o árbitro Franciel dos Santos Martins, de Pescaria Brava:

INFOSUL: Para iniciar a entrevista, se apresente ao leitor do Portal Infosul. Quem é Franciel dos Santos Martins?

Um jovem de 26 anos, morador de Pescaria Brava, cidade com um pouco mais de 9 mil habitantes. Sou um jovem sonhador, determinado e que vem lutando pelo sonho de se tornar um grande árbitro de futebol. 

INFOSUL: Desde a infância você sonhava em ser árbitro de futebol ou a ideia surgiu por acaso? Como foi o seu início na arbitragem?

Surgiu por acaso, tínhamos um grupo de amigos, estava acontecendo os campeonatos amadores da região, era uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Comecei a trabalhar nesses jogos e logo em seguida foi anunciado pela FCF que teria um polo do curso de árbitros em Tubarão. Então eu e mais dois amigos entramos no curso, foi onde comecei a me apaixonar pela arbitragem. Fiquei encantado por tudo, comecei a acompanhar o trabalho dos árbitros nos jogos, principalmente do Bráulio, que sempre foi uma referência.

Natural de Pescaria Brava, Franciel é árbitro da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) e da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Foto: Divulgação

INFOSUL: Você é árbitro da FCF desde 2019 e iniciou sua trajetória na federação apitando jogos de futebol de base. Sua estreia em jogos profissionais em janeiro de 2021, no jogo entre Atlético Catarinense e Orleans, pela Série C do Catarinense. Qual foi o sentimento nesta partida?

– Foi uma emoção muito grande, só quem está no meio sabe a felicidade que é ver seu nome na escala, ainda mais se tratando de um jogo profissional, foi minha estreia, lembro até hoje da emoção quando soube que fui designado pra esse jogo, sentimento de gratidão e felicidade. Só tenho a agradecer a Deus por ter tudo que tem feito em minha vida e a comissão de arbitragem da FCF por acreditar no trabalho. Sou muito grato.

INFOSUL: Em sua trajetória, você já apitou jogos do futebol amador e de base e também das Séries B e C do Catarinense. De que forma essas experiências ajudaram você chegar ao quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol?

Cada etapa foram lições novas, novas experiências, procuro sempre ouvir os avaliadores, aprender com meus erros e evoluir a cada jogo.

No ano passado, Franciel dos Santos Martins apitou a final do Catarinense Sub-17, entre Avaí e Criciúma. Foto: Divulgação

INFOSUL: Bráulio da Silva Machado, que é natural de Imbituba e reside em Tubarão, é um dos grandes nomes atuais da arbitragem brasileira. Ele é uma das suas inspirações?

– Com certeza, Bráulio é uma referência dentro e fora dos gramados. Está em um momento fantástico, sempre procuro assistir os jogos dele e aprender com ele. Esse ano tive a honra de poder fazer parte da pré-temporada do Catarinense Série A juntamente à ele e é um orgulho estar desfrutando desse momento com uma de minhas referências na arbitragem.

INFOSUL: Quando e como foi sua reação soube que faria parte dos jogos da elite do Campeonato Catarinense em 2022?

Fiquei muito feliz com essa possibilidade, é um sonho que eu almejo desde quando entrei na FCF. Esse ano recebi a oportunidade de fazer parte do quadro de elite da principal divisão de SC. Agora é treinar, estudar, para quando a oportunidade chegar estar bem preparado para desfrutar da melhor maneira possível.

INFOSUL: Como está sendo a sua preparação para apitar os jogos do Estadual - individualmente e em conjunto com a Federação Catarinense de Futebol?

– Venho realizando treinos em casa, tenho acompanhamento de um grande amigo, Gustavo Barzan, que é personal e disponibiliza os treinos semanalmente. Do dia 13 ao dia 15 desse mês tivemos a pré temporada organizada pela FCF juntamente com o SINAFESC. Foram 3 dias de treinamento e palestras em Blumenau, onde foi muito produtivo e proveitoso.

INFOSUL: E pra fechar, quais seus sonhos dentro da arbitragem?

– Acredito que todo árbitro tem o sonho de chegar ao quadro nacional e internacional, mas antes temos um longo caminho a percorrer, tenho o sonho de atuar na Série A do Catarinense, fazer bons jogos e chegar na CBF. Caminhada é longa, dura, mas com muito trabalho e dedicação vamos construindo as nossas oportunidades.

Franciel participou da pré-temporada dos árbitros do Catarinense Série A 2022, em Blumenau. Foto: Divulgação

Campeonato Catarinense 2022 inicia no sábado, dia 22; Barra e Camboriú são as novidades

A primeira rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2022 será no próximo final de semana, com três jogos no sábado (22) e outros três no domingo (23). Os jogos serão transmitidos pela TVNSports. O pacote de jogos podem ser adquiridos pelo site da detentora das transmissões do Estadual. (clique aqui)

SÁBADO (22/01)
Chapecoense x Barra - 16h30 - Arena Condá - NSCTV e TVNSports
Camboriú x Próspera - 16h30 - Augusto Bauer - TVNSports
Concórdia x Brusque - 19h - Domingos Machado de Lima - TVNSports

DOMINGO (23/01)
Hercílio Luz x Juventus - 16h - Aníbal Torres Costa - TVNSports
Marcílio Dias x Avaí - 16h - Dr. Hercílio Luz - TVNSports
Figueirense x Joinville - 19h - Orlando Scarpelli - TVNSports

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs