A empreendedora Samira Pereira foi uma das premiadas na etapa catarinense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ela conquistou o segundo lugar na categoria Produtora Rural pelo seu empreendimento Sítio Meu Lugar. Sediado em Jaguaruna, o espaço une a tradição rural à vanguarda da educação e sustentabilidade, promovendo vivências e reconexão humana com a natureza.
A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, 28 de agosto, durante o Startup Summit, em Florianópolis. Promovido pelo Sebrae, o prêmio valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país.
A premiação estadual do Sítio Meu Lugar, em sua primeira participação, reflete a excelência de um modelo de negócio que transcende o convencional, oferecendo experiências educativas imersivas e produtos agroflorestais sustentáveis.
“Este prêmio é uma validação emocionante do nosso propósito. Mais do que um reconhecimento pessoal, é a prova de que o Sítio Meu Lugar está no caminho certo para impactar positivamente nossa comunidade e o meio ambiente”, comemora Samira.
Bióloga e mestra em Educação, Samira fundou o Sítio Meu Lugar em 2023, no bairro Jabuticabeira. A ideia nasceu da paixão da empreendedora pela natureza, cultivada desde a infância na propriedade familiar, e da sua dedicação ao desenvolvimento infantil.
Com atividades de turismo rural educativo e a produção de alimentos sem agrotóxicos em sistemas agroflorestais, o local oferece um refúgio para crianças e famílias. As vivências no sítio vão desde alimentar animais, cultivar hortas até explorar cada canto do espaço. As atividades estimulam o aprendizado na terra, a integração e o bem-estar.
“Nossa missão é cultivar o afeto pela natureza, mostrando que é possível gerar valor econômico e social através de práticas sustentáveis, enquanto reconectamos as pessoas à origem da vida e do alimento”, afirma Samira.