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Embarque no Porto de Imbituba abre exportação brasileira de canola

infosul

21 de dezembro de 2021

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O Porto de Imbituba recebeu o primeiro grande embarque de canola para exportação do Brasil. As 9,5 mil toneladas dos grãos oleaginosos foram alocadas no navio MP KAMSARMAX 1, atracado no Cais 2, e seguiram nesta segunda-feira, para os Portos de Dammam, na Arábia Saudita e Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos.

“Estamos muito gratos por ser palco de mais um marco na logística nacional, e o sucesso de operações como esta e outras iniciativas que ocorreram ao longo do ano reafirmam a flexibilidade e capacidade do Porto de Imbituba para atender o mercado”, afirma o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.

A canola tem tradição agrícola concentrada no Rio Grande do Sul e produção ainda pequena no Brasil, mas que vem ganhando espaço em esquemas de rotação de culturas. Segundo a Conab, a previsão é de que a safra de 2021/2022 totalize aproximadamente 55 mil toneladas, 70% superior à de 2020/2021 (32,2 mil t). 

A exportação piloto por Imbituba já é considerada um sucesso pela Serra Morena, uma das empresas participantes da joint venture da operadora portuária Granéis Imbituba e responsável pela atração da carga. Mário Lopes, sócio da Serra Morena, explica que a canola tem o desafio de operação, devido ao tamanho pequeno do grão. “Diante desse fato, a comprovação de que temos condições operacionais de poder embarcar esse produto com total segurança e assepsia necessária, a perspectiva é consolidarmos embarques mensais, entre 30 e 40 mil toneladas”, avalia Lopes.

O navio está sob responsabilidade da agência marítima Simonsen e a operação está a cargo da operadora portuária Granéis Imbituba. Além da canola, o  MP KAMSARMAX 1 está recebendo 9,9 mil toneladas de farelo de soja, somando um volume total de 19,4 mil toneladas embarcadas.

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“Estamos muito gratos por ser palco de mais um marco na logística nacional, e o sucesso de operações como esta e outras iniciativas que ocorreram ao longo do ano reafirmam a flexibilidade e capacidade do Porto de Imbituba para atender o mercado”, afirma o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.

A canola tem tradição agrícola concentrada no Rio Grande do Sul e produção ainda pequena no Brasil, mas que vem ganhando espaço em esquemas de rotação de culturas. Segundo a Conab, a previsão é de que a safra de 2021/2022 totalize aproximadamente 55 mil toneladas, 70% superior à de 2020/2021 (32,2 mil t). 

A exportação piloto por Imbituba já é considerada um sucesso pela Serra Morena, uma das empresas participantes da joint venture da operadora portuária Granéis Imbituba e responsável pela atração da carga. Mário Lopes, sócio da Serra Morena, explica que a canola tem o desafio de operação, devido ao tamanho pequeno do grão. “Diante desse fato, a comprovação de que temos condições operacionais de poder embarcar esse produto com total segurança e assepsia necessária, a perspectiva é consolidarmos embarques mensais, entre 30 e 40 mil toneladas”, avalia Lopes.

O navio está sob responsabilidade da agência marítima Simonsen e a operação está a cargo da operadora portuária Granéis Imbituba. Além da canola, o  MP KAMSARMAX 1 está recebendo 9,9 mil toneladas de farelo de soja, somando um volume total de 19,4 mil toneladas embarcadas.

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