O Hercílio Luz empatou com o Criciúma em 1 a 1 na noite deste sábado, dia 9, no Aníbal Costa, em Tubarão, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense. Os gols da partida foram marcados por Claudinho e Anderson Ligeiro.
As duas equipes tiveram desempenhos distintos em cada tempo. O Tigre dominou a etapa inicial e abriu o placar logo cedo com Claudinho, após um cruzamento de Marquinhos Gabriel na boca do gol. O time de Alexandre Lopes voltou para o segundo tempo com uma postura diferente e igualou o marcador com Anderson Ligeiro.
Com o empate, o confronto permanece aberto para o jogo de volta, no domingo, dia 17, às 19h, no Heriberto Hülse, em Criciúma. O vencedor garante a vaga na semifinal. Em caso de novo empate, o classificado será definido na disputa de pênaltis.
O JOGO
Alvo de grande parte da polêmica durante a semana, o VAR não teve 100% de seu funcionamento. O equipamento apresentou falhas devido a um superaquecimento na sala onde estava instalado. A partida iniciou sem o recurso, que oscilou ao longo do jogo. A ferramenta não foi acionada.
Com a bola rolando, o Criciúma, mesmo visitante, conseguiu impor seu ritmo nos primeiros minutos. Logo aos três minutos, Fellipe Mateus levantou na área, Rodrigo subiu e cabeceou firme para uma grande defesa de Matheus.
Aos sete minutos, Marquinhos Gabriel cruzou na medida para Claudinho aparecer livre na pequena área e abrir o placar no Aníbal Costa. HER 0x1 CRI

Com a vantagem, o Criciúma diminuiu o ritmo e viu o Hercílio crescer na partida. Ingro teve pelo menos três oportunidades, parando na marcação e no goleiro adversário.
Ainda antes do intervalo, Guilherme Lazaroni teve a chance de empatar o placar. Após um cruzamento desviado, a bola quase foi parar no fundo das redes do goleiro do Criciúma.
O Leão do Sul voltou com tudo do intervalo. Carlos Renato e Clayton entraram, e o Hercílio entrou no jogo.
Logo no primeiro minuto, Carlos Renato recebeu frente a frente com Gustavo, mas finalizou fraco para a defesa do camisa 1 do Tigre. No lance seguinte, Anderson Ligeiro marcou.
Em lance parecido com o anterior, o camisa 7 recebeu passe, invadiu a área e não desperdiçou, tocando na saída do goleiro para empatar o jogo em Tubarão. HER 1×1 CRI

O Tigre tentou responder com Marcelo Hermes, que arriscou um chute sem direção ao lado da meta colorada.
Melhor no jogo, o Hercílio Luz se lançou ao ataque buscando a virada. Aos 12 minutos, Anderson Ligeiro limpou da marcação e finalizou tirando tinta da trave. Na sequência, quase o segundo gol. Após um cruzamento, Ingro finalizou e Gustavo fez uma grande defesa.
Aos 14 minutos, o goleiro Gustavo, destaque do Tigre no segundo tempo, fez outra defesa. Ingro desarmou o adversário e serviu Anderson Ligeiro, que limpou novamente da marcação e finalizou para a defesa do arqueiro do Criciúma. No rebote, Clayton tentou e Gustavo fez nova defesa. Carlos Renato também buscou a finalização, parando em cima de Wilker Ángel.
Com amplo domínio à medida que o cronômetro passava, o Hercílio Luz tentava o resultado positivo para levar a vantagem ao Heriberto Hülse. Aos 30 minutos, Clayton cruzou rasteiro, mas ninguém alcançou para colocar a bola no fundo das redes.
Antes do apito final, o Leão do Sul teve ainda outras duas oportunidades com Carlos Renato, parando novamente no goleiro Gustavo.

FICHA TÉCNICA – HERCÍLIO LUZ 1×1 CRICIÚMA
Campeonato Catarinense 2024 – quartas de final (ida)
Estádio: Aníbal Costa (Tubarão-SC)
Data e hora: 09/03/2024 (sábado) – 18h
Árbitro: Rafael Traci (FIFA)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (CBF), Henrique Neu Ribeiro (CBF)
Quarto árbitro: William Machado Steffen (CBF)
Quinto árbitro: José Roberto Larroyd (CBF)
Delegado: Weliton Brasil Ribeiro
Delegado especial: Cantucho João Setúbal
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
AVAR: Alex dos Santos
Observador de VAR: Vayran da Silva Rosa
Quality Manager: Alcides Zawaski Pazetto
Público (renda): 2.393 pessoas (R$ 93.800,00)
Cartões amarelos: Eliedson (CRI)
Cartões vermelhos: não houve
GOLS: Claudinho (CRI) 7’/1T e Anderson Ligeiro (HER) 2’/2T
HERCÍLIO LUZ: Matheus; Alison, Igor Silva, Léo Rigo e Guilherme Lazaroni; Jean Martim (Keverton), Jonathan Cabeça e Ingro (Paulinho); Anderson Ligeiro (Dudu), Danilo Mariotto (Clayton) e Tallyson (Carlos Renato). Técnico: Alexandre Lopes
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Yerson Candelo), Rodrigo, Angel e Marcelo Hermes; Barreto (Higor Meritão), Eliedson (Jonathan), Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Vizeu (Renato Kayzer) e Éder (João Carlos). Técnico: Claudio Tencati