A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública em Brasília para discutir o Projeto de Lei nº 6151/2023, que propõe reconhecer São Martinho como Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente.
Na audiência, a prefeita Anelise Wiemes destacou que o município abriga a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina, com produção superior a 115 toneladas por ano. Somadas às produções de dezenas de empresas familiares, a atividade movimenta cerca de 200 toneladas anuais, gera aproximadamente 400 empregos e fortalece uma economia em que turismo e comércio respondem por 30% do PIB da cidade.
“Esse reconhecimento vai muito além do simbolismo: valoriza a economia criativa, o turismo de experiência e a força cultural do interior do Brasil. Essa tradição vem de geração em geração, sem perder a qualidade.”, defende a Chefe do Executivo municipal.
Também participaram da audiência a secretária de Governo, Gesiane Martins, e a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dayana Effting Corrêa que acompanhou a sessão de forma virtual.
“A bolacha decorada é amor em forma de alimento, cada detalhe é um diferencial que o município oferece”, destacou Dayana. Já Gesiane Martins ressaltou que “é um orgulho ver como a produção artesanal movimenta a cidade, gera empregos e atrai turistas, fortalecendo a nossa economia local”.
O texto será votado pela Comissão de Turismo no próximo dia 17 e, em seguida, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Desde 2020, São Martinho já detém o título de Capital Catarinense da Bolacha Artesanal.