A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão está orientando e recomendando que pessoas que chegaram de viagens internacionais recentes ou que ainda vão chegar, que fiquem em isolamento domiciliar por até 14 dias. A medida tem como objetivo prevenir o município de uma eventual contaminação com o novo coronavírus.
Assim, as pessoas que recentemente estiveram em países como China, Alemanha, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japáo, Tailândia, Vietnã e Singapura, mesmo não apresentando sintomas, deve pedir que um familiar compareça até uma Unidade de Saúde com o passaporte do viajante em mãos, para receber o atestado médico de isolamento.
Os familiares não possuem direito ao atestado e, portanto, devem manter o mínimo de contato com o paciente durante esse período.
Brasil registra segundo caso de coronavírus
O segundo caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado no último sábado, 29, em São Paulo, segundo informações do Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 32 anos que, assim como o primeiro infectado, esteve recentemente na Itália.
Ele voltou ao Brasil na quinta-feira, 27, e, na sexta, 28, foi atendido no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. O paciente tem quadro leve e estável. Ele foi colocado em isolamento domiciliar, juntamente com a mulher, com quem viajou. Ela não apresentou sintomas.
Até 28 de fevereiro de 2020, o Brasil tinha 182 casos suspeitos e 71 casos descartados.