O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo, completou 60 anos nesta quarta-feira, 3 de julho, consolidado como o maior da América Latina em geração de energia a carvão mineral. Para celebrar a data, um evento foi realizado nas dependências da usina com a presença de autoridades, empregados, empresas parceiras e convidados.
Durante a cerimônia, foi anunciada a assinatura do Contrato de Energia de Reserva (CER) com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o que garante a continuidade da operação do CTJL entre 2026 e 2040, dentro do modelo da Transição Energética Justa prevista na Lei nº 14.299/2022.
Uma placa comemorativa foi inaugurada e um antigo relógio da década de 1960, localizado na casa de máquinas, foi restaurado simbolicamente para marcar a trajetória histórica da usina.
O presidente da Diamante Energia, Pedro Litsek, destacou os avanços na estrutura organizacional desde a aquisição do complexo em 2021. Já os prefeitos Estêner Soratto (Tubarão) e Claudir Bitencourt (Capivari de Baixo) reforçaram a importância do CTJL para o desenvolvimento regional, geração de empregos e segurança energética.
Fundado em 1965, o CTJL surgiu a partir da criação da Sotelca e foi batizado em homenagem ao ex-governador Jorge Lacerda. Hoje, conta com potência instalada de 740 MW e segue como um dos pilares estratégicos do setor elétrico brasileiro, combinando inovação e responsabilidade ambiental.