O zagueiro Carbone, de 18 anos, é uma das novidades do técnico Tite na pré-temporada do Flamengo nos Estados Unidos.
O defensor de 1,87m, que também atua como lateral-esquerdo, vinha disputando a Copinha como titular e foi convocado pelo treinador rubro-negro para os dois amistosos na terra do Tio Sam. Antes da viagem, o garoto estendeu o contrato – que ia até maio até de 2025 – até o fim de 2026.
De cabelo raspado após passar pelo famoso “trote”, Carbone foi titular no primeiro compromisso do Flamengo nos EUA. O rubro-negro enfrentou o Philadelphia Union, na tarde deste domingo, dia 21, e venceu por 2 a 0 em São Petersburgo, na Flórida.
Como lateral, Carbone atuou durante todo o primeiro tempo e deixou boa impressão após superar o nervosismo da estreia como profissional.
FIM DE JOGO NOS ESTADOS UNIDOS! Pela @FC_series, o Mengão vence o Philadelphia Union por 2 a 0 com gols de Pedro e Everton Cebolinha! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/w8Z8dy8J7a
— Flamengo (@Flamengo) January 21, 2024
João Victor Schlickmann Carbone tem suas raízes no sul de Santa Catarina, mais precisamente em São Ludgero. O defensor do Flamengo é filho do ex-jogador Rodrigo Carbone, natural do Rio de Janeiro, e da ex-jogadora de vôlei Eloíza Schlickmann, de São Ludgero. Ele também é neto de José Luiz Carbone (1946-2020), ex-meia da Seleção Brasileira e técnico com passagens por vários clubes. Carbone nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde o pai nasceu, e a família retornou para São Ludgero em 2008.
Na cidade natal da mãe, Carbone disputou competições pela CME de São Ludgero, no campo e também no futsal. Na imagem, juntamente com o pai, o atleta aparece com o uniforme da equipe do município.
Confira:

Carbone também teve uma passagem pelo Criciúma antes de se transferir para o Grêmio.

Pelo Tricolor Gaúcho, inclusive, Carbone se tornou recordista em participações na competição organizada por seu pai, Rodrigo, a tradicional Copa Cidade de São Ludgero. O zagueiro disputou a competição três vezes e sagrou-se campeão em duas oportunidades vestindo as cores do Imortal. O torneio reúne anualmente atletas de grandes equipes do país nas categorias sub-11 e sub-13.
Carbone atuou no Grêmio até 2021, quando foi contratado pelo Flamengo. Na base rubro-negra, conquistou três títulos, incluindo a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil na categoria sub-17.

Surpresa na lista de Tite na viagem para os EUA ao lado de outros dois garotos do Ninho (Caio Barone e Pedro Leão), Carbone já apresentou suas credenciais. Atuando na lateral, em uma posição que ele também domina, o jogador de 18 anos participou de um dos gols rubro-negros na vitória diante do Philadelphia Union. Foi dele o lançamento que originou o pênalti sofrido por Everton Cebolinha. Pedro cobrou e abriu o placar. Cebolinha marcou o segundo e garantiu o resultado favorável aos cariocas.
Confira a participação de Carbone no primeiro gol do Flamengo:
Lindo lançamento do garoto Carbone para Cebolinha, que sofreu pênalti em Flamengo x Philadelphia Union. Na cobrança, Pedro abriu o placar. pic.twitter.com/KQGZ4Y9FWk
— ge (@geglobo) January 21, 2024
Com Carbone e cia, o time principal do Flamengo volta a campo nos Estados Unidos no próximo sábado, dia 27, às 15h (de Brasília), diante do Orlando City, no segundo e último amistoso rubro-negro fora do país.