A recém inaugurada subestação da Cooperativa de Eletrificação Rural Anita Garibaldi – CERGAL – contará, em breve, com mais um transformador instalado. Adquirido neste mês de março, o equipamento tem 69/13,8 kV (quilovolts – tensão elétrica), com potência de 20/26 MVA (megavoltampère – Etimologia), suficiente para dar ainda mais segurança e confiabilidade a todo o sistema elétrico da cooperativa.
A expectativa é que o artefato avaliado em R$ 1,7 milhão esteja instalado e com o comissionamento realizado até a segunda quinzena do mês de abril. A energização da subestação, entretanto, é prevista para o dia 1º de maio. “É para todos os nossos associados que fazemos tudo isto, para que eles possam receber cada dia mais uma energia com qualidade”, celebra o presidente da cooperativa Gelson Bento.
A subestação
Inaugurada em dezembro de 2020, a subestação era um sonho antigo da direção e dos associados da Cergal. Os terrenos onde foi instalada, no bairro Humaitá, em Tubarão, foram adquiridos quando Genésio Goulart ainda era o presidente da associação.
Foram investidos mais de R$ 13 milhões para que o sonho virasse realidade. A conquista, no entanto, segue sendo alçada a cada dia sob a presidência de Gelson Bento e do vice Thiago Goulart. O planejamento é que até 2022 a Cergal conclua a alimentação do litoral de Jaguaruna, através da subestação.














