Casos ativos de coronavírus têm redução significativa na região; óbitos chegam a 434

Foto: reprodução

Por Joelson Cardoso

O número de pessoas com o novo coronavírus ativo teve uma grande queda na região. De acordo com os boletins divulgados pelos municípios nesta quinta-feira, 7, a Amurel possui 1.244 pacientes em tratamento contra a doença. Uma redução significativa após semanas com uma média de quatro mil casos ativos.

A diminuição expressiva se deu principalmente pelas altas ocorridas em Tubarão. Na quarta-feira, 6, a Cidade Azul possuía 3.150 moradores em tratamento. Já nesta quinta, esse número caiu para 559. O município concentra 45% dos casos ativos na região.

De acordo com Daisson Trevisol, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, a queda foi por causa de uma atualização nos dados. “Ficou acumulado a liberação dos pacientes, aqueles que já tinham tido alta, mas no sistema a gente ainda não tinha colocado. Então de ontem pra hoje a gente fez uma limpa nessa situação. São aqueles que já saíram do isolamento, dos 14 dias que estavam previstos”, explica.

A Amurel soma 39.831 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. 95,7% dos pacientes que contraíram a doença já se recuperaram. No entanto, 434 pessoas morreram por complicações causadas pelo coronavírus na região.

Nesta quinta foram registrados mais seis óbitos. Em Tubarão, três moradores perderam a vida pra Covid-19. As vítimas foram um homem de 66 anos e duas mulheres, de 50 e de 93 anos. Em Jaguaruna, morreu um idoso de 67 anos.

Em Laguna, uma mulher de 33 anos faleceu em decorrência da doença. De acordo com o Portal Agora Laguna, Michelli Domingos Euzébio ficou internada por 30 dias na UTI, chegou a apresentar um quadro de melhora, mas seu quadro voltou a se agravar após ter os rins comprometidos e sofrer um infarto.

Rio Fortuna registrou a quarta morte por Covid-19. Trata-se de Rodilnei Bloemer, popularmente conhecido como Rudi. Ele tinha 47 anos e estava internado desde o dia 12 de novembro na UTI do Hospital São Donato, de Içara. O município estava há mais de cinco meses sem registro de óbitos causados pelo coronavírus.

RISCO GRAVE

A matriz de risco potencial para o coronavírus caiu de gravíssima para grave (cor laranja) na Amurel. A nova classificação foi divulgada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 7. Outras cinco regiões também em estado grave enquanto dez estão com o alerta gravíssimo (cor vermelha).