Cansados de esperar por uma resposta da Prefeitura de Tubarão, moradores da rua Olívio José Bressan, no bairro Monte Castelo, decidiram agir por conta própria para desobstruir a rede de drenagem e esgoto da via.
Segundo relatos da comunidade, o canal estava entupido havia semanas e as inúmeras tentativas de contato com a Secretaria de Infraestrutura, feitas por telefone, não surtiram efeito.
Somente após iniciarem os trabalhos por conta própria é que houve movimentação do poder público. A vereadora Ana Paula Anacleto (PL) intermediou um contato direto com a pasta, e, no fim do dia, o secretário de Infraestrutura, Fabiano Modolon Corrêa, esteve pessoalmente no local para verificar a situação.
Em nota enviada ao Infosul, a prefeitura alegou que só tomou conhecimento do caso no fim da manhã desta segunda-feira, 28, quando moradores procuraram diretamente a secretaria. A visita do secretário teve como objetivo avaliar o problema e ouvir a comunidade.
A administração informou que foi identificado um tubo com diâmetro insuficiente (20 cm), o que compromete o escoamento da água. A substituição por um tubo de 30 cm já está em análise, assim como a correção de caimentos da rede, que apresenta falhas antigas. A administração municipal também acionou a Tubarão Saneamento para o envio de um caminhão hidrojato para auxiliar na limpeza da rede.
Leia a íntegra do comunicado enviado ao Infosul:
A Secretaria de Infraestrutura informa que teve conhecimento da situação na rua Olívio Bressan apenas no final da manhã desta segunda-feira (28), quando moradores foram até a secretaria.
Tão logo foi comunicado, o próprio secretário de Infraestrutura esteve presencialmente no fim do dia para verificar de perto o problema e conversar com os moradores.
Foi identificado que há um tubo instalado com diâmetro insuficiente (20 cm), o que compromete o escoamento adequado da água. A equipe já avalia a substituição por um tubo de 30 cm, mais apropriado para a demanda da via.
Além disso, a Prefeitura solicitou apoio da Tubarão Saneamento com um caminhão hidrojato, equipamento necessário para desobstruir o sistema, uma vez que o município não possui esse tipo de veículo.
Paralelamente, será feita a correção dos caimentos da rede, pois foi verificada uma execução irregular, feita há anos, que está contribuindo para o problema.
A Administração reforça que está tomando todas as providências técnicas necessárias para resolver a situação com a maior brevidade possível, priorizando a segurança e o bem-estar dos moradores.