Câmara aprova projeto que regulariza visitas virtuais aos pacientes em tratamento contra a Covid-19

Foto: reprodução

Foi aprovado nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Tubarão, projeto de lei que permite a realização de visita hospitalar virtual, por meio de videochamadas, de familiares, aos pacientes infectados pela Covid-19, internados em enfermarias, apartamentos ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na rede de saúde pública ou privada da Cidade Azul, onde visitas presenciais estejam suspensas.

De acordo com o texto, apresentado pelo vereador Fabiano Modolon Corrêa (PSL), será assegurada, no mínimo, uma visita hospitalar virtual diária por paciente. Essas chamadas deverão ser realizadas pelos profissionais de saúde e, em eventual contradição, deverá ser justificada no prontuário médico.

Esse tipo de interação poderá ser estendido a outras internações em que a visita presencial esteja suspensa e/ou diante da impossibilidade de visita dos familiares que residem em outra cidade ou país. 

“Para minimizar os efeitos do isolamento ocasionado pela internação, a visita virtual tem a finalidade de manter o vínculo entre o paciente e seus familiares, inclusive propiciando apoio psicológico aos envolvidos”, justifica Fabiano.

Medida já foi tomada pelo HNSC

Desde o início das internações de pacientes infectados com Covid-19, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, humanizou o tratamento dos internos adotando visitas virtuais por meio de videochamadas. 

Agora, com a baixa das internações e o avanço da vacina contra a doença, a unidade hospitalar já permite a visita presencial, desde que seja previamente agendada e na companhia de um psicólogo.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs