O calendário de feriados de 2026 prevê 10 feriados nacionais, sendo que nove ocorrerão em dias úteis. Apenas a Proclamação da República, em 15 de novembro, cairá em um domingo.
Sete feriados estarão posicionados em segundas ou sextas-feiras, formando automaticamente períodos prolongados. Entre eles estão o Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira), a Independência do Brasil (7 de setembro, segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira), Finados (2 de novembro, segunda-feira), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro, sexta-feira) e o Natal (25 de dezembro, sexta-feira).
Outras datas permitem planejamento com a inclusão de um dia extra de folga, como Tiradentes, no dia 21 de abril, que cai numa terça-feira e que pode ser emendada.
Além dos feriados nacionais, pontos facultativos como o Carnaval e o Corpus Christi ampliam o número de dias com potencial de folga, especialmente no serviço público.
O calendário ainda pode variar conforme feriados estaduais e municipais, que, em algumas cidades, tornam o ano ainda mais favorável ao planejamento de compromissos pessoais e profissionais.
FERIADOS NACIONAIS – 2026
3 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) – Finados
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal.














