#boxZero7: suar emagrece?

Por Ronan OG

Suar emagrece?
Respondo de maneira simples e objetiva: Não.
Afinal, o que é o emagrecimento? É a perda de gordura corporal.

O suor é composto de água e eletrólitos, e sua perda não tem relação com a perda de gordura. Sim, tem função de auxiliar na manutenção da temperatura corporal. O treino é um fator estressor para a temperatura corporal, tendendo a elevá-la. A transpiração é um dos mecanismos que o corpo lança mão para amenizar o estresse térmico.

O fato que leva as pessoas a acreditar na falsa hipótese do emagrecimento pelo suor é a diminuição do peso corporal total após os treinos. Isso ocorre em razão da perda de água decorrente da transpiração. Contudo, essa perda é reposta pela hidratação e o peso volta ao normal, sendo transitória a variação observada.

Utilizar sacos plásticos sobre a pele, ou mesmo, agasalhos durante os treinamentos, embora não emagreça de verdade, foi uma prática comum, principalmente entre atletas que sofrem exigências quanto ao peso corporal, como é o caso dos lutadores. Essa estratégia dificulta a evaporação do suor levando o corpo a produzir ainda mais suor e levando, inclusive, à desidratação. Neste caso observa-se inclusive, a queda no desempenho.

Utilize roupas leves para treinar e beba muita água! Para um emagrecimento saudável, o mais indicado é a promoção de um balanço calórico negativo a longo prazo, ou seja, gasto calórico maior que a ingestão. Associe uma alimentação adequada, um programa de exercícios, orientação especializada e paciência.