A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue na Cidade Azul, mas nem toda a população vacinável recebeu o imunizante. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, 93,72% dos moradores foram imunizados contra a doença com as duas doses.
Já o número de primeiras doses aplicadas, 84,34% das pessoas de até 60 anos receberam o imunizante, bem como 64,32% das crianças de até 12 anos de idade. A porcentagem do segundo reforço é de 49,49%, para pessoas de até 60 anos, e 27% para a população de até 25 anos.
Entre os adolescentes de 12 a menores de 18 anos de idade, 82,27% foram vacinados com as doses primárias, e, somente 21,77% dos menores de 17 anos receberam o primeiro reforço. A preocupação maior é em relação ao público infantil, já que somente 5,52% das crianças com 5 anos de idade, ou menos, receberam a primeira dose da vacina, e 2,26%, a segunda.
“É fundamental que as pessoas atualizem os esquemas vacinais com as doses de reforços e também que as crianças se vacinem, para interromper a cadeia de transmissão, reduzir o número de hospitalizações, casos graves e óbitos. A COVID-19 é uma doença que tem como prevenir por meio da vacina e tem impacto tão relevante na mortalidade infantil como de outras doenças que são preveníveis por meio da vacinação, como sarampo, caxumba, rubéola, dentre outras”, ressalta a coordenadora de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Shaiane Salvador.
O imunizante está disponível na Sala Central da Policlínica, das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), perante agendamento prévio e no ônibus do programa Saúde Mais Perto de Vocês, conforme cronograma.















