A partir das 9 horas desta quinta-feira, 27, os prefeitos da Amurel vão estar reunidos na sede da associação, em Tubarão, para eleger o novo presidente da entidade. Atualmente a região é presidida pelo prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, que deve passar o posto para um dos prefeitos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), que são: Rosenvaldo Júnior, de Imbituba; ou Salésio Wiemes, de Santa Rosa de Lima.
No início da atual legislatura, ficou acordado um rodízio entre as lideranças dos seguintes partidos: PP, MDB, PSD e PT. Cada ano, um representante dessas siglas ficará à frente da Amurel. Os dois primeiros presidentes da entidade na atual legislatura foram Joares Ponticelli (PP) e Volnei Weber (MDB).
Ainda durante a reunião, além da prestação de contas do exercício de 2018 e a apresentação da dinâmica da Sala de Prefeitos da Unesc, também serão realizadas as assembleias do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM Amurel) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amurel). O primeiro é presidido pelo prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck; o segundo, pelo prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann.