Mais de 200 alunos matriculados na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, promoveram uma manifestação em frente ao Shopping Universitário durante a noite desta terça-feira, dia 8 de março.
A principal reivindicação dos estudantes foi pelo fim do ensino híbrido e a retomada das aulas presenciais. O aumento aplicado nas mensalidades sem debate prévio com o movimento estudantil e precarização do ensino, através da demissão de professores e a sobrecarga de trabalho dos que permaneceram também foram assuntos citados no protesto.
Ao Portal Infosul, a assessoria de imprensa do Grupo Ânima Educação, responsável por administrar a Unisul, afirmou que o reajuste na mensalidade acontece anualmente, conforme previsto em contrato com os estudantes e lei vigente. Alegou também que as aulas presenciais já foram retomadas na segunda-feira, dia 7, respeitando todas as diretrizes no Ministério da Educação.
O site ainda questionou a assessoria da universidade sobre a retirada dos móveis dos prédios do Cettal, onde funcionavam os cursos de Engenharias, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e Moda. A instituição, por sua vez, limitou-se em dizer que trata-se de um replanejamento.
Confira a íntegra do posicionamento:
Em atenção aos questionamentos do Portal Infosul, a UniSul esclarece que:
– O reajuste de mensalidade acontece anualmente, de acordo com a Lei nº. 9.870/99 e conforme previsto em contrato firmado com seus estudantes. A variação de custos da instituição, bem como os investimentos realizados constantemente para garantir qualidade acadêmica e melhorias de infraestrutura, compõem o percentual. Importante destacar que para a instituição, a transparência é fundamental. Por isso, tão logo a decisão foi tomada, toda a comunidade acadêmica foi comunicada, assim como realizadas reuniões com as lideranças estudantis.
– As aulas retornaram de maneira presencial nesta segunda-feira, 7 de março, respeitando todas as diretrizes do Ministério da Educação. Ressaltamos ainda que o modelo acadêmico estabelecido pela instituição é inovador e incentiva o estudante a desenvolver competências que os preparam para os desafios reais da carreira. Para tanto, foi construído de forma que alterna a composição com aulas, atividades de extensão presenciais e online, entre outros, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências que serão chaves para a sua formação.
– A transferência de mobiliário no Bloco G (Cettal) para os blocos A (Sede) e bloco D (Pedagógico) trata-se apenas de uma reorganização para melhor experiência dos estudantes no campi.
Por fim, a UniSul reforça o canal aberto ao diálogo com seus alunos e alunas.
Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs