O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) emitiu alertas a municípios da Amurel por não atingirem a meta de arrecadação prevista para o quinto bimestre de 2025. As notificações ocorreram entre novembro do ano passado e janeiro deste ano e indicam a necessidade de ajuste nas contas públicas.
Na região, receberam o alerta Braço do Norte, com arrecadação de 96,81% do previsto; Capivari de Baixo, com 93,54%; Grão-Pará, com 53,27%; e Tubarão, que alcançou 99,31% da estimativa. Apesar de alguns percentuais próximos da meta, o desempenho ficou abaixo do parâmetro estabelecido para o período analisado.
De acordo com o TCE/SC, os controladores internos das prefeituras foram comunicados para que acompanhem a situação e adotem medidas de contenção de despesas e maior controle da movimentação financeira até que haja o reequilíbrio das contas.
O órgão de controle reforça que as restrições sugeridas não atingem despesas obrigatórias, como folha de pagamento e áreas essenciais, e podem ser revistas conforme a evolução das receitas.











