A Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, por meio da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta em atendimento a um comunicado da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, sobre o subclado K do vírus Influenza A (H3N2).
Apesar de ainda não haver registros dessa variante no Estado, ela já foi identificada no Brasil, no estado do Pará, e em países vizinhos.
Segundo as autoridades sanitárias, a presença dessa variante ocorre em um contexto de aumento atípico de síndromes respiratórias no estado, incluindo Influenza A e B. Esse cenário pode indicar uma possível antecipação do período sazonal da doença.
A proteção específica contra a variante K estará disponível na vacina contra a Influenza prevista para 2026. Ainda assim, o imunizante atualmente disponível segue sendo fundamental para reduzir complicações e óbitos, especialmente entre os grupos de risco.
Em casos suspeitos de Influenza, o tratamento com antiviral é mais eficaz quando iniciado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas. Por isso, a orientação é que a população procure atendimento médico o quanto antes, principalmente pessoas pertencentes aos grupos de risco.














