A Diamante Energia apresentou nesta semana, durante a COP 30, em Belém (PA), o projeto de um microrreator nuclear voltado à geração de eletricidade sustentável. O programa conquistou o 1º lugar na categoria Descarbonização do Prêmio InovaClima Brasil 2025, promovido pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC).
A apresentação foi conduzida pelo gerente de projeto da empresa Terminus, parceira da Diamante na iniciativa, Dr. Horus Orlandi. Sob o tema “Microrreatores Nucleares para Geração de Eletricidade Sustentável”, ele detalhou o desenvolvimento de microrreatores portáteis de 1 a 5 MW, que utilizam tecnologia derivada do setor espacial para produzir energia limpa e atender regiões remotas, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
O InovaClima Brasil foi lançado em 2025 e reuniu mais de cem projetos de todo o país voltados à ciência, tecnologia e inovação aplicadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. O CIETEC, responsável pela premiação, atua na gestão de ambientes de inovação, como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP-IPEN e o AptaHub.
A exposição do projeto contou com a presença da diretora-presidente do CIETEC, Paula Helena Ortiz Lima, e de Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Núcleo Brasil Energia (NBEPar), empresa criada pelo Grupo Diamante para estruturar o setor nuclear no país.















