A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, poderá operar no máximo 12 voos comerciais por semana até 28 de março de 2026.
Segundo a Anac, o Regional Sul deve adequar pistas e áreas de segurança conforme o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139, que define os padrões mínimos para operação segura. Essas melhorias foram solicitadas há cerca de três anos.
O impacto, entretanto, deve ser mínimo, já que o aeroporto opera atualmente com cerca de dez voos semanais. As limitações poderão ser suspensas antes de 2026, caso todas as adequações estruturais e de segurança sejam concluídas.
A gerente-geral do terminal, Márcia Santos, informou que as obras de adequação estão em andamento e que a principal pendência é a adaptação da pista para aeronaves de categoria 4C.
Concedido à iniciativa privada neste ano, o aeroporto é administrado pelo Consórcio Regional Sul Airport, responsável pela gestão e melhorias pelos próximos 30 anos.