O Procon de Santa Catarina, em parceria com o Procon de Tubarão, realizou nesta semana uma operação de fiscalização em postos de combustíveis da cidade.
Ao todo, foram coletadas nove amostras de gasolina comum e aditivada em cinco estabelecimentos, que agora seguem para análise laboratorial.
Os testes serão realizados no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), custeados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O objetivo da fiscalização é garantir a qualidade dos combustíveis comercializados, coibir práticas irregulares e reforçar a transparência e segurança ao consumidor.
Em nível estadual, Santa Catarina apresenta um dos menores índices de irregularidade do país — em 2024, das 200 amostras coletadas em 64 postos de 28 municípios, apenas uma apresentou desconformidade.
Os resultados da operação em Tubarão serão encaminhados ao Procon municipal, enquanto o Procon/SC analisará a necessidade de abertura de processo administrativo.