Pedras Grandes tem um novo atrativo turístico e histórico: o monumento em formato de carro de boi que pode ser o mais pesado do mundo. A obra pesa 15 toneladas e está instalada no Parque Casa dos Arcos, símbolo local da imigração italiana.
Com 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e rodas de dois metros de altura, o monumento presta homenagem à agricultura familiar e ao papel do agricultor na economia do município. A peça foi construída com cimento, concreto, arame e talas de aço reaproveitadas da Ponte Hercílio Luz.
A estrutura foi idealizada pelo prefeito Agnaldo Filippi e executada pelo metalúrgico Jony de Bona Porton, com participação do escultor uruguaio Pedro Saenz. Inspirado nos antigos carros de boi usados na colônia Azambuja, o monumento remete ao passado de produção agropecuária e transporte manual.
Além do valor simbólico, o novo marco deve impulsionar o turismo rural e cultural da cidade, ampliando o apelo do Parque Casa dos Arcos como espaço de memória e valorização das origens locais.