O técnico Alexandre Lopes foi apresentado oficialmente pelo Hercílio Luz na tarde desta segunda-feira, dia 5. Após um acerto rápido com a equipe tubaronense, o treinador de 49 anos desembarcou em Santa Catarina e já iniciou os trabalhos com o grupo de atletas no Aníbal Costa.
– Conheça Alexandre Lopes, novo técnico do Hercílio Luz
Em entrevista coletiva, Lopes afirma que recebeu outros convites, mas que a tradição do clube pesou para que ele aceitasse a proposta.
“A negociação começou hoje mesmo. Tivemos uma conversa muito rápida. Ontem recebi algumas propostas de outros clubes dentro do cenário nacional, mas pesou muito minha vinda para cá pelo peso da camisa do Hercílio”, disse.
Apresentado pelo diretor executivo Pedro Smania, Alexandre Lopes já teve o primeiro contato com os atletas antes da atividade realizada no Aníbal Costa. O treinador garante que conhece boa parte dos atletas, já que enfrentou o Hercílio Luz na segunda fase da Série D do ano passado. A Locomotiva garantiu o acesso e terminou a competição com o vice-campeonato.
“Temos uma equipe muito forte, um grupo interessante com atletas bastante comprometidos. Analisando alguns jogadores desde o ano passado até agora, praticamente mantiveram uma base. É uma equipe que só tem a crescer. Precisamos resgatar a autoestima e a confiança dos atletas e fazer com que eles deem o máximo nos jogos”, comenta.
– A experiência que tive com esses atletas (do elenco) foi na Série D do ano passado. Observamos o Hercílio Luz para entender atleta por atleta. Estudei muito a equipe para jogar contra. Agora, o mais importante é a gente entender mais uma vez cada um e tentar performar da melhor forma – acrescenta.

Alexandre Lopes também falou sobre a sequência dos seis jogos que o time colorado terá pela frente na primeira fase. Apesar do pouco tempo de preparação, o treinador volta a frisar que a confiança dos atletas será importante para voltar a vencer.
“Não temos muito tempo. Essa é a realidade. A estratégia é entrar dentro de campo para vencer. Se a vitória não vier, infelizmente faz parte do futebol. Como profissional, sempre entro pensando em vitória. São jogos difíceis, temos que respeitar muito as equipes que estão do outro lado. Posso falar muito bem sobre a competição pois já disputei como atleta, sei o quão é difícil. Acima de tudo, temos que estar focados na vitória, resgatando a confiança e colocando em campo o melhor da gente”, pontua.
A estreia de Alexandre Lopes será na quinta-feira, dia 8, contra o Figueirense, às 20h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Leão do Sul ocupa a 10ª colocação do Catarinense com cinco pontos e pode voltar ao G-8 em caso de vitória.
Confira outros tópicos da coletiva de Alexandre Lopes:
Elenco e reforços
– Temos que analisar (o elenco) em conjunto, a gente tem visto algumas situações. Nós precisamos estancar a ferida de alguma forma. Não falo em contratações, muito pelo contrário, tenho que analisar o grupo para que possamos tomar juntos as melhores decisões.
Auxiliar
– Estou em contato com um profissional para me dar um suporte, mas eu entendo que na casa tem grandes profissionais que possam me ajudar. Se eu não conseguir trazer alguém, com certeza os profissionais que estão aqui estarão muito engajados no processo de trabalho.
Contrato
– Meu contrato é até o final do ano. Como a gente sabe, o futebol depende das vitórias. Espero que as vitórias possam acontecer. Que elas possam chegar o mais rápido possível.