Deixando a rivalidade de lado e marcando um verdadeiro golaço pela vida, os mascotes Leopoldo e Téo, do Hercílio Luz e do Tubarão, respectivamente, protagonizaram uma bela ação nesta quarta-feira, dia 22. A dupla visitou o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para promover a Semana Nacional do Doador de Sangue.
Nas redes sociais, os mascotes rivais também fizeram uma publicação compartilhada para incentivar os seus torcedores a participarem da importante campanha de doação de sangue.

Durante a semana, o Hemosc tem feito uma série de ações alusivas ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de estimular a doação consciente. A data é comemorada no sábado, dia 25.
De janeiro a outubro deste ano, o Hemosc coletou 111.710 bolsas de sangue, segundo dados publicados pelo Governo Estadual.
A unidade de coleta do Hemosc em Tubarão atende de segunda a sexta-feira, das 7h30, às 12h30, na rua Santos Dumont, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (48) 3444-7410 | (48) 3444-7414 ou online.

Verifique se você passa nos requisitos de doação:
– Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
– Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
– Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
– Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de – piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
– Não ter diabetes;
– Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
– Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
– Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Clique para ver outros impedimentos (Remédios, Doenças, Cirurgias, etc.)
IMPORTANTE: Nunca faça uma doação de sangue para verificar se está com AIDS ou outra doença contagiosa. Existe um período que leva para essas doenças aparecerem em exames, a chamada Janela Imunológica. Caso tenha se exposto ao risco de contração de doenças procure um médico para fazer exames.