A nota de Capivari de Baixo no Previne Brasil, que avalia o desempenho do Município na atenção primária à saúde, segue crescendo a cada nova avaliação divulgada pelo Ministério da Saúde.
Entre os meses de maio e agosto deste ano, o desempenho alcançou nota 9.75, enquanto nos quatro primeiros meses o indicador foi de 8.85. O crescimento foi de 0,9 ponto.

Instituído pelo Governo Federal em 2019, o resultado do Previne Brasil é gerado a partir de sete indicadores: pré-natal (consultas), pré-natal (sífilis/HIV), gestantes/saúde bucal, cobertura citopatológica, cobertura pólio e penta, hipertensão (PA aferida) e diabetes (hemoglobina glicada).
O conjunto desses dados compõe o Indicador Sintético Final (ISF), divulgado a cada quatro meses e que, além de ser a nota global do município, determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido para a cidade.
“Agora, precisamos trabalhar para seguir aumentando ou, no mínimo, mantendo os índices que já estão favoráveis”, destaca o secretário de Saúde, Plinio da Silva Vieira.















