Fora de casa, o Hercílio Luz empatou por 5 a 5 com o Novo Hamburgo na tarde deste domingo, dia 16, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, pela 13ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.
Dos titulares, apenas o goleiro Rafael Pin viajou para o Rio Grande do Sul. Os reservas até abriram quatro gols de vantagem na primeira etapa, porém, cederam o empate nos acréscimos do segundo tempo.
Hugo Almeida, duas vezes, Da Silva, de pênalti, Willian Rocha e Erik marcaram os gols do Leão do Sul. PH, Rafael Furlan, Dionathã e Luiz Meneses, duas vezes, balançaram as redes para os donos da casa.
Com o empate, o Hercílio garantiu a primeira colocação do grupo A-8 com 26 pontos. A equipe tubaronense não pode mais ser ultrapassada pelo vice-líder Caxias, que foi goleado pelo Concórdia por 4 a 0 e só poderá chegar aos 23 pontos.
Na última rodada da fase de grupos, os comandados de Raul Cabral enfrentam o Aimoré, no sábado, dia 22, às 18h, no Aníbal Costa, em Tubarão.
O JOGO
O Leão do Sul iniciou a partida em ritmo avassalador. Logo aos dois minutos, Hugo Almeida recebeu cruzamento rasteiro de Luiz Renan e desviou para superar o goleiro Gott.
O Novo Hamburgo reagiu aos 14, com PH ativando a “lei do ex” no Estádio do Vale. Após erro de Dener na saída de bola, o ex-atacante do Hercílio só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio e decretar o empate.
Aos 22, Hugo Almeida colocou o Hercílio na frente, assumindo a artilharia colorada na Série D. Após bela assistência de Da Silva, nas costas da marcação, o camisa 9 tocou na saída do arqueiro anilado para marcar o segundo dele na partida e o quarto na competição nacional.
O terceiro gol foi marcado seis minutos depois. O estreante Guilherme Lazaroni invadiu a grande área e foi derrubado pelo capitão Itaqui. A arbitragem assinalou o pênalti. Na cobrança, Da Silva chutou forte no canto esquerdo de Gott para marcar o seu primeiro gol pelo Intrépido.
Aos 37, após cobrança de falta na área, Hugo Almeida desviou para o zagueiro Willian Rocha, embaixo das traves, cabecear para o fundo das redes e também marcar o seu primeiro gol com a camisa colorada — o quarto do Hercílio na partida.
Dois minutos depois, após bela trama, Erik recebeu, limpou o marcador e finalizou para anotar o quinto gol hercilista no Vale do Sinos.
O Hercílio foi para o intervalo vencendo por 5 a 1.

Na volta, o técnico Edinho Rosa promoveu diversas alterações no Novo Hamburgo. Ao longo da segunda etapa, Raul Cabral também mexeu. Oliveira e Emanuel, recuperados de lesão, foram novidades, assim como Julinho, que pouco vinha sendo aproveitado nos jogos anteriores.
Com um time desconfigurado, o Hercílio sofreu pressão. Aos 25, Rafael Furlan diminuiu a conta.
A partida já se encaminhava para o fim quando o Anilado reuniu forças para alcançar uma reação histórica no Estádio do Vale. Aos 43, Dionathã marcou o terceiro. Nos acréscimos, aos 50 e aos 52, Luís Meneses marcou dois e decretou o empate no apagar das luzes.
FICHA TÉCNICA – NOVO HAMBURGO 5×5 HERCÍLIO LUZ
Brasileirão Série D 2023 – 13ª rodada – grupo A-8
Estádio: Estádio do Vale – Novo Hamburgo (RS)
Data e hora: 16/07/2023 (domingo) – 16h
Árbitro: Raimundo José Chagas Araújo
Assistentes: Otávio Legramanti (RS) e Mateus Olivério Rocha (RS)
Público (renda): não divulgado
Cartões amarelos: Alan Cardoso (ECN), Kevyn (ECN), Fraga (ECN) e Luiz Meneses (ECN); Luiz Renan (HER), Erik (HER), Julinho (HER) e Lucas Vital (HER)
Cartões vermelhos: sem ocorrências
GOL DA PARTIDA: Hugo Almeida 2’/1T e 22’/1T (HER), Da Silva 29’/1T (HER), Willian Rocha (HER) 36’/1T e Erik (HER) 39’/1T; PH 13’/1T (ECN), Rafael Furlan 25’/2T (ECN), Dionathã 43’/2T (ECN), Luiz Meneses 50’/2T e 52’/2T (ECN)
NOVO HAMBURGO: Gott, Itaqui (Barbieri), Kesley, Régis e Alan Cardoso (Kevyn); Zé Vitor, Fraga ILuiz Meneses) e Garré; PH (Dionathã), Vini Charopem (Diogo Rangel) e Rafael Furlan. Técnico: Edinho Rosa
HERCÍLIO LUZ: Rafael Pin, Luiz Renan (Emanuel), Dener, Willian Rocha e Guilherme Lazaroni (Oliveira); Lucas Vital (Gustavo Lopes), Davi Lopes e Da Silva (Julinho); Raynan (Eric Dí Maria), Hugo Almeida e Erik. Técnico: Raul Cabral