Menos de uma semana após o capitão e zagueiro Rafael Lima denunciar um torcedor do Aimoré por insultos raciais na estreia da Série D, o Hercílio Luz registrou um novo caso de racismo, desta vez na categoria sub-20.
Durante a partida contra o Joinville, em Gravatal, na última sexta-feira, dia 12, o atacante hercilista Bryan relatou ao árbitro que teria sido chamado de “macaco” pelo lateral direito Thiago, da equipe do norte do estado.
O fato gerou um tumulto entre as equipes após o apito final. O árbitro Claudir Herdt relatou os ocorridos na súmula da partida.
A diretoria do Hercílio acionou a Polícia Militar, que conduziu os dois envolvidos para a Delegacia Civil de Gravatal. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Confira o trecho da súmula que relata o caso de racismo:

Posicionamento do Joinville Esporte Clube:
“JEC não tolera racismo
Na partida entre Hercílio Luz e JEC, onde o Tricolor saiu vitorioso por 3 a 0, realizado na última sexta-feira pelo Campeonato Catarinense sub-20, em um campo de futebol amador de Gravatal, conforme relato do árbitro os mesmos não identificaram nada que corrobore com a denúncia feita em súmula, onde um de nossos atletas foi acusado de injúria racial após desentendimento com um jogador hercilista.
O atleta e outras testemunhas que estavam por perto negam que de fato tenha sido proferido qualquer forma de insulto de cunho preconceituoso ou racista.
O jovem atleta acusado, ao lado do diretor de futebol e maior ídolo do JEC, Nardela, e o capitão da equipe sub-20, foram até a delegacia, prestaram esclarecimentos e foram liberados.
O Joinville Esporte Clube repudia e é contra qualquer tipo de preconceito e entende a importância das denúncias no combate ao racismo e reitera o compromisso de combater qualquer tipo de preconceito.”
Dentro das quatro linhas
Com a bola rolando, o Joinville superou o Hercílio por 3 a 0 em jogo válido pela oitava e penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Catarinense Sub-20.
O Leão do Sul é o lanterna da competição com seis pontos em oito partidas. O último compromisso do turno é diante do Criciúma, no sábado, dia 20, às 15h, no CT Antenor Angeloni, em Criciúma.
Os quatro primeiros colocados se classificam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024.
