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Museu Ferroviário inicia restauração de locomotiva fabricada na República Tcheca em 1949

Após ser recuperada, a máquina modelo Santa Fé, será levada para Lauro Müller
infosul

9 de maio de 2023

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Foto: Museu Ferroviário de Tubarão

Nesta semana, o Museu Ferroviário de Tubarão deu início a restauração de mais uma locomotiva a vapor. Desta vez, trata-se de uma Maria Fumaça, modelo Santa Fé, fabricada em 1949, na República Tcheca.

Até 1980, o exemplar operou na Argentina. Depois, foi adquirido pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), onde permaneceu em atividade na região carbonífera Sul-Catarinense até 1997. Com a extinção da RFFSA, esses modelos acabaram abandonados.

De acordo com a equipe restauradora, composta por ferroviários aposentados, toda a ferrugem será retirada e o veículo será pintado com uma tinta anticorrosiva. Além disso, todo o teto, as janelas e as portas, que são de madeira e vidro, serão recuperados. Entre os principais desafios, está a reconstrução de peças que estragaram com o tempo e que já não são mais fabricadas.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2024. Após a entrega, a locomotiva de 74 anos deverá compor o acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller.

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Museu Ferroviário inicia restauração de locomotiva fabricada na República Tcheca em 1949

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Nesta semana, o Museu Ferroviário de Tubarão deu início a restauração de mais uma locomotiva a vapor. Desta vez, trata-se de uma Maria Fumaça, modelo Santa Fé, fabricada em 1949, na República Tcheca.

Até 1980, o exemplar operou na Argentina. Depois, foi adquirido pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), onde permaneceu em atividade na região carbonífera Sul-Catarinense até 1997. Com a extinção da RFFSA, esses modelos acabaram abandonados.

De acordo com a equipe restauradora, composta por ferroviários aposentados, toda a ferrugem será retirada e o veículo será pintado com uma tinta anticorrosiva. Além disso, todo o teto, as janelas e as portas, que são de madeira e vidro, serão recuperados. Entre os principais desafios, está a reconstrução de peças que estragaram com o tempo e que já não são mais fabricadas.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2024. Após a entrega, a locomotiva de 74 anos deverá compor o acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller.

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