A ausência de alguns jogadores até mesmo do banco de reservas na derrota por 1 a 0 para o Figueirense e a fala do técnico Raul Cabral na coletiva após o término da partida em Florianópolis evidenciaram que as coisas não estavam nos trilhos nos bastidores do Hercílio Luz. Após os questionamentos da imprensa, uma coletiva com o diretor de futebol Felipe Gil foi agendada para a tarde desta sexta-feira, dia 7, no Estádio Aníbal Costa.
O dirigente esclareceu os problemas internos da equipe colorada, confirmou a saída de três jogadores, oficializou a chegada de um velho conhecido e projetou a sequência do Hercílio na disputa da Copa Santa Catarina.
De acordo com Gil, o zagueiro Suéliton e os volantes Garraty e Patrick estão fora dos planos e não treinam mais com o restante do grupo. Com contratos curtos, que iriam até o término da Copa Santa Catarina, Suéliton e Patrick terão os seus vínculos rescindidos. Já Garraty, que está no clube desde o ano passado e possui um vínculo mais longo, terá a sua situação avaliada pelo departamento de futebol.
“No contexto geral é o que acontece em todos os clubes. No decorrer do percurso temos que reorganizar e é isso que estamos tentando fazer para que a gente consiga chegar cada vez mais forte no Estadual do ano que vem. O Suéliton tem contrato até novembro, já conversamos e achamos prudente e melhor para que ele consiga buscar alguma coisa mais estável para ele. Estamos buscando um acordo para finalizar o contrato O Garraty tem contrato longo, também já não treina mais com o elenco, devido a alguns problemas internos. O Patrick está emprestado pelo Figueirense. Ele estava no departamento médico e nós estamos estudando a possibilidade dele não permanecer no clube”, explica.

Alguns saem, outros chegam. Capitão da grande campanha no Estadual no início do ano, o zagueiro Rafael Lima, de 36 anos, está de volta ao Leão do Sul. O defensor estava no Atlético Catarinense, onde fez parte da campanha do acesso à Série A e do vice-campeonato da Série B do Catarinense. Ao todo, Rafael Lima disputou 15 jogos e marcou um gol pela equipe de São José. Pelo Hercílio, foram 12 jogos no primeiro semestre.
Será a terceira passagem do experiente zagueiro pelo Hercílio Luz. Em 2011, ele vestiu as cores do Intrépido antes de fazer história na Chapecoense. Revelado pelo Figueirense, ele também soma passagens por Coritiba, América-MG, Paraná, entre outros. O contrato foi assinado até o término da Série D do Campeonato Brasileiro.
“O Rafael se apresentou ontem no Orlando Scarpelli, já esteve conosco. É um atleta com uma experiência que não precisamos mencionar, com um comando de grupo, que tem uma performance em número de jogos muito bom nos últimos anos. Ele tem identificação com o clube e com a cidade e nós achamos que precisávamos de um atleta como ele para essa sequência, para reorganizar essa estrutura”, justifica Felipe Gil.

Em quinto lugar com oito pontos, o Hercílio se prepara para enfrentar o líder Marcílio Dias, no domingo, dia 9, às 11 horas, no Estádio Aníbal Costa. Os ingressos para a partida estão sendo vendidos na Leão Store, loja anexa ao estádio, e no site Minha Entrada — 30 R$ na arquibancada coberta e R$ 20 para descoberta e visitante.
Confiante na classificação, Felipe Gil projeta o duelo e convoca os torcedores. “É um jogo extremamente importante. O Marcílio é o líder e é uma equipe que investiu, mesmo tendo problemas internos. A gente precisa do torcedor do nosso lado para que a gente consiga a vitória para tentar buscar a classificação nos últimos dois jogos”, finaliza.
Outros tópicos da coletiva do diretor de futebol Felipe Gil:
Derrota para o Figueirense
— A oscilação nós sempre pontuamos desde o início que seria normal. Temos uma equipe nova. A gente sabia que essa oscilação, principalmente em relação a resultados, ia acabar ocorrendo. Diante de todos os cenários, acabamos perdendo fora de casa para o Figueirense, que na teoria é um dos favoritos ao título da Copa Santa Catarina. Tivemos uma vitória em casa também, o que dá uma balanceada no processo.
Ausência de Jonathan Cabeça
— O Cabeça foi uma opção. Ele está treinando normalmente.
Ambiente no vestiário
— O ambiente tem sido sempre favorável. É como eu falei, corrigir o curso, ir atrás de algumas outras opções e fazer com que os atletas também entendam e que eles consigam buscar algo em suas carreiras. Não teve discussão (no vestiário). É uma correção de curso que estamos tentando tomar para que a gente consiga chegar fortalecido no Estadual.
Patrick fora
— Ele teve uma lesão no jogo contra o Figueirense e desse último jogo ele ficou fora por conta dessa lesão, mas aconteceram algumas situações e nós conversamos com ele sobre a possibilidade de sequência. Não entramos em acordo e provavelmente ele não deve finalizar a Copa Santa Catarina conosco.
Avaliação da campanha na Copa SC
— Esperávamos uma oscilação do nosso grupo. Acho que o único resultado atípico foi o empate em casa com o Joinville, que a gente poderia ter ganho e estaríamos melhor na tabela e quem sabe até uma vitória contra o Carlos Renaux, que nós merecíamos, mas era a estreia e a gente sabia que isso ia acontecer. Estamos preparados para tudo, para uma classificação, que sabemos que temos capacidade para isso e para uma não classificação também. Precisamos reorganizar todo esse cenário para que a gente consiga entrar forte no Estadual e ter o discernimento para controlar da melhor maneira possível. A gente crê e tem praticamente certeza que atuando como no segundo tempo de ontem contra o Figueirense, que nós conseguimos controlar melhor o jogo, conseguiremos a classificação.
Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW