Após vídeos e fotos de peixes mortos e outros agonizando na Lagoa do Camacho, no limite de Jaguaruna e Laguna, o desassoreamento do local voltou a ser motivo de preocupação entre os parlamentares catarinenses nesta semana.
Sem a devida manutenção, a situação da lagoa, hoje tomada pela areia, será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no próximo dia 6 de maio. A convocação da discussão foi uma iniciativa – tardia – da Comissão de Pesca e Aquicultura da casa.
Em reunião, Leodegar Tiskoski, secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, acredita que seja possível realizar o lançamento de edital de elaboração do projeto para as obras de forma imediata, afirmando também que após a aprovação do projeto, não haja demora para o início dos trabalhos.
Já o gerente de Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sergio Wincler, o problema da Lagoa do Camacho é semelhante ao que ocorre em todo o litoral catarinense. “São as estradas dos pescadores e, como as rodovias, precisam de manutenção. Para termos não só recursos do Estado, mas os federais e externos, precisaríamos ter todos os projetos e licenciamentos ambientais. Além da pesca, é um tema que beneficia também o turismo náutico, que é muito importante para Santa Catarina”, destaca.