Nova gestão do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda projeta expansão e transição energética

Foto: divulgação | Secom

A Diamante Geração de Energia, empresa do Grupo Fram Capital, assumiu oficialmente a gestão do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), de Capivari de Baixo, nesta terça-feira, dia 27 de outubro. A cerimônia foi realizada no auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul e contou com a participação de diversas autoridades políticas, incluindo o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), funcionários do Complexo e imprensa.

"Sempre defendemos que a matriz energética precisa ter um caminho de sustentabilidade, mas uma ruptura traria um ônus ainda maior, ambiental e social. Só vamos conseguir fazer essa transição de forma justa com a continuidade da operação da Jorge Lacerda. Hoje, é um dia importante, um dia de esperança", afirmou o chefe do Executivo estadual.

Espera-se que pelo menos 20 mil empregos diretos e indiretos sejam preservados na região com a nova administração das usinas. A intenção anunciada é gerar energia não apenas a partir do carvão mineral, como é atualmente, mas também a partir do gás, com a instalação de duas novas turbinas e modernização das caldeiras.

A Diamante deve investir cerca de R$ 3 bilhões em Santa Catarina nos próximos anos. O primeiro investimento foi a aquisição do CTJL no valor de até R$ 325 milhões. "Com este ato, a gente afasta de vez o fantasma do descomissionamento e mantém uma cadeia produtiva que gera 20 mil empregos diretos e indiretos. Vamos fazer a modernização do parque e estamos terminando os estudos para fazer uma expansão dentro do Complexo, para operar também a partir do gás natural, como parte de uma transição energética", antecipou o presidente do Conselho da Diamante Geração de Energia, Jorge Nemr.

Atualmente, o Complexo é composto por três usinas e sete unidades geradoras de energia, com capacidade instalada de 857 megawatts, considerada fundamental para ajudar a suprir a demanda energética nacional em períodos de poucas chuvas.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs