Em uma final marcada por muita emoção, com direito à seis gols, prorrogação e disputa de pênaltis, a Argentina venceu a França e voltou a conquistar uma Copa do Mundo após 36 anos.
A grande decisão do Mundial aconteceu neste domingo, dia 18, no Estádio de Lusail, no Catar.
O JOGO
A partida parecia definida quando Lionel Messi, de pênalti, e Di Maria, abriram dois gols de vantagem no primeiro tempo para os argentinos. Na etapa final, Kylian Mbappé, que pouco havia sido acionado, tratou de colocar emoção no jogo, deixando tudo igual com dois gols em menos de dois minutos.

A PRORROGAÇÃO
Na prorrogação, ainda mais emoção. Messi fez o segundo dele e o título voltou a ficar perto dos argentinos após o susto no tempo regulamentar. Aos 118 minutos, o árbitro polonês Szymon Marciniak marcou pênalti a favor dos franceses.
Mbappé converteu e deixou tudo igual novamente: 3 a 3. O camisa 10 dos Bleus ultrapassou Messi e garantiu a artilharia da competição com oito gols.
Nos minutos finais, a França teve uma grande chance de marcar o quarto gol. Kolo Muani ficou cara a cara com o goleiro Emiliano Martínez e obrigou o argentino a fazer grande defesa para garantir o empate.
OS PÊNALTIS
Nos pênaltis, Dibu Martínez voltaria a ser herói. Ele defendeu a cobrança de Coman e viu Tchoauméni chutar para fora. Mbappé e Mauni acertaram seus chutes, mas não foi suficiente. Os argentinos converteram todas as cobranças. Em ordem, Messi, Dybala, Paredes, e por último Montiel, que marcou o gol do título.

“JUSTIÇA” E FIM DE JEJUM
O título que faltava na prateleira de Messi, um dos maiores jogadores da história do futebol, é o terceiro da história da Seleção Argentina, que ultrapassa a própria França e o Uruguai. Ambos permanecem com duas Copas.
A vitória dos ‘hermanos’ também encerra um jejum de 20 anos sem títulos de seleções sul-americanas. A última Copa havia sido conquistada pelo Brasil em 2002. Nas últimas quatro edições, apenas europeus (Itália, Espanha, Alemanha e França) levantaram o troféu mais cobiçado de todos.

OS PREMIADOS
Quatro jogadores foram premiados na cerimônia de encerramento. Enzo Fernández foi eleito o jogador revelação, Emiliano Martínez o melhor goleiro e Lionel Messi o melhor jogador da Copa. Artilheiro da competição com oito gols, Kylian Mbappé foi o único francês na premiação. Ele recebeu a chuteira de ouro.
