O Hercílio Luz voltou a decepcionar seus torcedores na tarde deste domingo, dia 12. A eliminação diante do Marcílio Dias, na semifinal da Copa Santa Catarina, competição em que o time de Tubarão era considerado um dos favoritos ao título, reviveu um enredo já conhecido: revés nos pênaltis, assim como na Série D, em julho, contra a Ferroviária.
A equipe comandada pelo técnico Raul Cabral não conseguiu manter a vantagem conquistada no jogo de ida em Itajaí e foi eliminada novamente no mata-mata, no Aníbal Costa, diante de 1.848 torcedores.
Com a derrota, o Hercílio Luz perdeu a maior invencibilidade do país como mandante. O time colorado estava há mais de dois anos sem perder no Aníbal Costa. Foram 34 jogos no total, com 24 vitórias e 10 empates.
A consistência e a regularidade conquistadas nos pontos corridos desmoronam nos momentos decisivos. Esta é a marca negativa do trabalho do técnico Raul Cabral, que ocupa o cargo há dois anos e meio.
Foram seis competições disputadas no período. Em todas elas, o Leão do Sul avançou para o mata-mata, mas em nenhuma conseguiu conquistar o título. Além disso, a única vez que chegou à final foi na Copa Santa Catarina do ano passado, onde foi derrotado pelo Marcílio Dias, que novamente se tornou o algoz neste ano, mas uma fase antes.
A equipe tubaronense só conseguiu avançar no mata-mata em duas ocasiões: na Copa Santa Catarina do ano passado e no Campeonato Catarinense deste ano. Em ambas as oportunidades, a vítima foi o Figueirense.
No recorte de 2023, em todas as competições disputadas (Estadual, Série D e Copa SC), o time colorado teve a melhor campanha na primeira fase. O desempenho não se repetiu nas fases subsequentes.
[RAIO-X DO HERCÍLIO LUZ EM JOGOS ELIMINATÓRIOS]
– 16 jogos
– 4 vitórias
– 7 empates
– 5 derrotas
– 13 gols marcados
– 15 gols sofridos
O aproveitamento em jogos eliminatórios sob o comando de Raul Cabral é inferior a 40%.
Os números em detalhes
Vitórias
– Figueirense (Copa Santa Catarina 2022 e Estadual 2023), Criciúma (Estadual 2023), Marcílio Dias (Copa Santa Catarina 23);
Empates
– Juventus (Copa Santa Catarina 2021), Figueirense (Estadual 2021, Copa Santa Catarina 2022 e Estadual 2023), Marcílio Dias (Copa Santa Catarina 2022), Ferroviária duas vezes (Série D 2023);
Derrotas
– Juventus (Copa Santa Catarina 2021), Figueirense (Estadual 2022), Criciúma (Estadual 2023) e Marcílio Dias (Copa Santa Catarina 2022 e Copa Santa Catarina 2023).
Desempenho desde 2021
❌ Semifinal da Copa Santa Catarina 2021
❌ Quartas do Catarinense 2022
❌ Final da Copa Santa Catarina 2022
❌ Semifinal do Catarinense 2023
❌ 2ª fase da Série D 2023
❌ Semifinal da Copa Santa Catarina 2023
Raul Cabral sobre eliminação contra o Marcílio Dias: “Entramos de sangue doce”

Em entrevista coletiva, o técnico Raul Cabral assumiu a responsabilidade pela eliminação diante do Marcílio Dias após a derrota por 2 a 0 no tempo normal e a desclassificação nos pênaltis.
“Não vou apontar culpados. Como treinador, eu sou o maior responsável. Internamente, precisamos assumir nossas responsabilidades”.
O treinador colorado também avaliou a partida. “A gente fez um primeiro tempo horrível, muito fora de contexto. Entramos de sangue doce achando que a vantagem por si só já nos garantiria a classificação. Foi alertado sobre essa situação. A gente sabe como é o futebol. A bola pune quando se tem soberba. Treinamos em cima do que o Marcílio poderia fazer no jogo. Depois da parada técnica (primeiro tempo) até conseguimos entrar no jogo, mas ainda assim muito abaixo. No segundo tempo a gente voltou pro jogo, tivemos algumas oportunidades de empatar e não fomos efetivos”, comentou.
Segundo o técnico, a expulsão de Cleiton foi determinante no resultado da partida. “A expulsão determinou o que aconteceu na sequência do jogo. Ficamos com um a menos muito cedo e tentamos controlar defensivamente o Marcílio Dias para evitar o segundo gol, mas acabamos sofrendo. Acho que jogamos até melhor com um a menos. Criamos algumas oportunidades. Alguns jogadores cresceram muito na partida com um a menos, casos do Paulinho, Carlos Renato e Ingro. Esses atletas tentaram ser um pouco mais efetivos para a gente conseguir se classificar no tempo normal. Nos pênaltis, o Pin foi bem, pegou dois pênaltis, mas o goleiro deles foi mais eficiente. Não fomos eficientes e acabamos eliminados”, avaliou.

O treinador do Hercílio também reclamou sobre a arbitragem. “Acho que interferiu diretamente (no jogo). Tiveram dois lances capitais. A expulsão do Cleiton e o pênalti no Clayton. Uma bola de cruzamento e o Victor Guilherme deu a carga nas costas. A gente sabe que contra o Marcílio Dias é sempre desse jeito”, disse.
Sobre a permanência no comando, o técnico Raul Cabral deixou a situação em aberto. “Não depende de mim. É uma situação que transcende. Passa pela diretoria e pela tomada de decisão de outras pessoas. Mostramos que o trabalho foi bem desenvolvido. Não temos que encontrar culpados efetivamente, mas acho que internamente precisamos assumir as responsabilidades”, concluiu.
O contrato do treinador vai até dezembro de 2024. Recentemente, o treinador de 42 anos recusou o Figueirense e teve seu vínculo renovado pela equipe tubaronense.
[RAIO-X DO HERCÍLIO LUZ EM 2023]
– 42 jogos
– 23 vitórias
– 14 empates
– 5 derrotas
– 53 gols marcados
– 30 gols sofridos
– 3° colocado no Estadual
– Eliminado na segunda fase da Série D
– Eliminado na semifinal da Copa Santa Catarina
[OS NÚMEROS DE RAUL CABRAL]
– 75 jogos
– 37 vitórias
– 23 empates
– 15 derrotas
